Etnobotânica das religiões afro-brasileiras: elaboração de uma proposta didática para o ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7613Palavras-chave:
Etnobotânica, Ensino de Ciências, Questões Étnico-raciais, Religiões Afro-brasileiras.Resumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a potencialidade da etnobotânica de religiões afro-brasileiras como ferramenta para o ensino de botânica, por meio de um ensaio teórico que realiza a elaboração de uma proposta didática neste sentido. Para tanto, o artigo discute a importância das questões étnico-raciais dentro do ensino de ciências, em uma tentativa de valorizar a formação brasileira para além do núcleo eurocêntrico, no sentido de compreender, no desenvolvimento dos processos históricos e científicos, a necessidade de um processo de descolonização na periferia do capital. Assim, foi pensada e elaborada a proposta didática, tendo como base a abordagem pedagógica dos 3 Momentos Pedagógicos. A partir das reflexões realizadas, obtém-se como resultado a elaboração de uma proposta didática que promova uma reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais e um diálogo entre os saberes populares e científicos dentro do processo de ensino-aprendizagem.
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