Etnobotânica das religiões afro-brasileiras: elaboração de uma proposta didática para o ensino de botânica

Ana Luíza Vieira Goulart, Felipe Luíz de Araújo Martins, Marcela de Moraes Agudo, Eduardo Vieira Chiarelli

Resumo


O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a potencialidade da etnobotânica de religiões afro-brasileiras como ferramenta para o ensino de botânica, por meio de um ensaio teórico que realiza a elaboração de uma proposta didática neste sentido. Para tanto, o artigo discute a importância das questões étnico-raciais dentro do ensino de ciências, em uma tentativa de valorizar a formação brasileira para além do núcleo eurocêntrico, no sentido de compreender, no desenvolvimento dos processos históricos e científicos, a necessidade de um processo de descolonização na periferia do capital. Assim, foi pensada e elaborada a proposta didática, tendo como base a abordagem pedagógica dos 3 Momentos Pedagógicos. A partir das reflexões realizadas, obtém-se como resultado a elaboração de uma proposta didática que promova uma reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais e um diálogo entre os saberes populares e científicos dentro do processo de ensino-aprendizagem. 


Palavras-chave


Etnobotânica; Ensino de Ciências; Questões Étnico-raciais; Religiões Afro-brasileiras.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000