Ethnobotany of afro-brazilian religions: an elaboration of a didactic proposal for botany teaching

Authors

  • Ana Luíza Vieira Goulart Universidade Federal de Itajubá
  • Felipe Luíz de Araújo Martins Universidade Federal de Itajubá
  • Marcela de Moraes Agudo Universidade Federal de Itajubá
  • Eduardo Vieira Chiarelli Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7613

Keywords:

Ethnobotany, Science Teaching, Ethnic Racial Questions, Afro-brazilians Religions.

Abstract

This study has the objective to reflect on the potential of the Afro-Brazilian religions ethnobotany as a tool to be used for teaching botany, through a theoretical essay that carries out the elaboration of a didactic proposal in this sense. To this end, the article discusses the importance of ethnic-racial issues within science education, in an attempt to value Brazilian education beyond the eurocentric core, in order to understand, in the development of historical and scientific processes, the need for a decolonization process on the periphery of the capital. Thus, the didactic proposal was thought and elaborated, based on the pedagogical approach of the 3 Pedagogical Moments. From the reflections made, the result is an elaboration of a didactic proposal that promotes a critical reflection on ethnic-racial issues and dialogue between popular and scientific knowledge within the teaching-learning process.

Author Biographies

Ana Luíza Vieira Goulart, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como extensionista no projeto de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP). É membro do Núcleo Travessia de Pesquisa, Extensão e Apoio à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica 2018/2020 e extensionista no projeto de extensão Universidade Cultural em 2017. Foi membra do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas em 2017, trabalhando na área de graduação.

Felipe Luíz de Araújo Martins, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá (2015-2020). Atualmente vinculado ao Núcleo Travessia: Grupo de Pesquisa, Extensão e Apoio à Agricultura Familiar e ao Desenvolvimento Rural e ao grupo de pesquisa de Desenvolvimento, sustentabilidade, educação e cultura, ambos pela Universidade Federal de Itajubá.

Marcela de Moraes Agudo, Universidade Federal de Itajubá

Professora do Magistério Superior do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), leciona no curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Sociedade e Natureza. Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Eduardo Vieira Chiarelli, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá. Atuou como voluntário no Programa Residência Pedagógica. Possui formação complementar em Produção Acadêmica e Conceitos Básicos em Farmácia, ambas pela Faculdades Integradas Teresa D'Avila.

Published

2021-04-07

Issue

Section

Articles