O que contribuiu para o meu ingresso no mercado de trabalho? Relatos de uma pessoa com deficiência intelectual e de sua família
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7628Palavras-chave:
Escola, Trabalho, Deficiência Intelectual, Educação Especial.Resumo
O objetivo nesse artigo foi analisar quais fatores contribuíram para a inserção da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho, a partir de sua própria percepção e de sua família. Para isto, adotamos o método História de Vida, no qual realizamos entrevistas abertas com a participante com deficiência intelectual, observações em seu ambiente de trabalho e entrevista semiestruturada com uma pessoa da família. Posteriormente os dados foram analisados segundo a técnica de Análise Temática e discutidos sob a perspectiva histórico-cultural. Os resultados revelaram que a escola cumpriu um importante papel ao ser competente no ensino de conceitos científicos essenciais para a inserção laboral da participante. Da mesma forma, os cursos de profissionalização realizados em escolas regulares fizeram adaptações para que se apropriasse de todo o processo de sua formação. A família esteve presente estabelecendo parceria com as instituições e fornecendo apoio, assim como o suporte oferecido pelo empresário e colegas de trabalho contribuíram para sua autonomia e crescimento profissional. Mediante ações conjuntas a história da participante, aqui chamada de Laura, se tornou uma trajetória positiva, destoando do que geralmente é visto na sociedade.
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