Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7862Palavras-chave:
iniciação científica, escola básica, divulgação científica, Salão UFRGS Jovem.Resumo
Este artigo contém um estudo sobre o Salão UFRGS Jovem, evento de divulgação científica destinado à apresentação de pesquisas elaboradas por estudantes de todas as etapas do ensino básico de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da investigação empreendida foi descrever e analisar as pesquisas selecionadas para apresentação nesse evento entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo explorou, a partir de estudo de caso, dados referentes aos trabalhos aprovados nesse evento, no recorte temporal referido, por meio de análise documental. A coleta de dados das fontes documentais se deu pela busca de informações relativas à instituição que promove o Salão UFRGS Jovem em um site de acesso público. Os resultados obtidos indicam, entre outras conclusões, que: (a) 20,5% dos trabalhos aceitos foram oriundos de escolas públicas, contra 79,5% de escolas privadas; (b) das dez instituições com maior número de trabalhos selecionados, duas foram de escolas públicas (20%), uma da rede estadual e outra da rede federal, e oito foram de instituições privadas de ensino (80%); (c) houve mais trabalhos selecionados entre estudantes do ensino médio (39,9%) e das séries finais do ensino fundamental (38,5%); (d) houve distribuição desigual dos trabalhos entre as áreas do conhecimento, pois as Ciências da Natureza concentrou 50,9% dos trabalhos selecionados. Acredita-se que essas considerações possam fomentar significativas discussões e importantes reflexões a respeito desse relevante evento de iniciação científica destinado aos estudantes da escola básica, sobretudo nos aspectos concernentes aos resultados obtidos nesta análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.