Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7862

Palavras-chave:

iniciação científica, escola básica, divulgação científica, Salão UFRGS Jovem.

Resumo

Este artigo contém um estudo sobre o Salão UFRGS Jovem, evento de divulgação científica destinado à apresentação de pesquisas elaboradas por estudantes de todas as etapas do ensino básico de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da investigação empreendida foi descrever e analisar as pesquisas selecionadas para apresentação nesse evento entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo explorou, a partir de estudo de caso, dados referentes aos trabalhos aprovados nesse evento, no recorte temporal referido, por meio de análise documental. A coleta de dados das fontes documentais se deu pela busca de informações relativas à instituição que promove o Salão UFRGS Jovem em um site de acesso público. Os resultados obtidos indicam, entre outras conclusões, que: (a) 20,5% dos trabalhos aceitos foram oriundos de escolas públicas, contra 79,5% de escolas privadas; (b) das dez instituições com maior número de trabalhos selecionados, duas foram de escolas públicas (20%), uma da rede estadual e outra da rede federal, e oito foram de instituições privadas de ensino (80%); (c) houve mais trabalhos selecionados entre estudantes do ensino médio (39,9%) e das séries finais do ensino fundamental (38,5%); (d) houve distribuição desigual dos trabalhos entre as áreas do conhecimento, pois as Ciências da Natureza concentrou 50,9% dos trabalhos selecionados. Acredita-se que essas considerações possam fomentar significativas discussões e importantes reflexões a respeito desse relevante evento de iniciação científica destinado aos estudantes da escola básica, sobretudo nos aspectos concernentes aos resultados obtidos nesta análise.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniela Favero Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora, Mestre e Graduada em Letras (UFRGS). Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Adauto Locatelli Taufer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Letras (UFRGS). Graduado em Letras (Unisinos). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos