O Lugar do adulto pesquisador nas pesquisas com crianças: reflexões sobre uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8061Palavras-chave:
Pesquisa com crianças, Etnografia, Relação adulto-criança.Resumo
Nos estudos produzidos nos últimos anos, as crianças passaram a ser consideradas capazes de emitir opiniões sobre temas que lhes dizem respeito, o que evidencia a necessidade de se discutir o papel do adulto na realização dessas pesquisas. O texto tem por objetivo discutir esse papel com base em reflexões produzidas durante pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, realizada em uma turma de quatro anos de uma escola municipal de educação infantil de Cuiabá – MT. As análises dos registros de observação dos dez meses de permanência em campo indicam que a pesquisadora foi aceita pelas crianças como parte do grupo e que essa aceitação, construída aos poucos, foi resultado do esforço empreendido para se diferenciar dos modelos típicos de adultos com os quais as crianças estavam habituadas. A construção desse lugar implicou a atenção para os processos em curso nos grupos observados e o interesse genuíno em compreender a perspectiva infantil. Isso torna possível diminuir o hiato entre as percepções dos adultos e das crianças nas pesquisas em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.