Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.8158

Palavras-chave:

Formação Docente, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade.

Resumo

Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.

Biografia do Autor

Josefa dos Santos Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, Tocantins. Mestrado em Letras pela UFT, Brasil. Professora da Educação Básica do estado do Tocantins. Professora de Educação Básica do município de Cavalcante-Goiás.

Yessy Villavicencio Simón, Universidad de Oriente

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, Tocantins. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) pela Universidad de Oriente, Cuba. Professora Auxiliar da Educação Superior na Universidad de Oriente, Cuba.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo / Pedagogia da Alternância. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos