Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente

Josefa dos Santos Silva, Yessy Villavicencio Simón, Cícero da Silva

Resumo


Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.


Palavras-chave


Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.8158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000