A materialização da cartografia a partir de imagens de satélites: uma proposta para os professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8390Palavras-chave:
Cartografia, Google Earth, Google Maps, Tecnologia Educacional.Resumo
O desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no ensino de Geografia é necessário na atualidade, pois o modelo tradicional de ensino não consegue acompanhar as rápidas mudanças e assim, possibilitar que os alunos desenvolvam as habilidades difundidas no século XXI. Nesse contexto, teve-se por objetivo analisar a utilização do Google Maps e Google Earth como ferramentas no auxílio da leitura e interpretação de mapas para alunos do 6º ano. De forma específica, apresentar os avanços na tecnologia educacional e sua importância no ensino e aprendizagem; verificar como os professores utilizam os aplicativos de mapeamento nas aulas de geografia; e elaborar uma proposta de formação continuada para os professores, que aborde a importância desses aplicativos como recurso didático no estudo da cartografia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de escolas polos municipais de Presidente Kennedy - ES, selecionadas por possuírem em seu quadro funcional, professores de Geografia. Para tanto, foi utilizado um questionário, contendo 21 perguntas, pelo qual buscou-se verificar a utilização do Google Earth e Google Maps em suas aulas. Grande parte dos professores ainda não está preparada para o uso dessas ferramentas tecnológicas, havendo um longo percurso até que estas sejam de fato utilizadas como instrumento tecnológico e auxiliar das atividades docentes, intervindo na realidade e estimulando o pensamento crítico dos alunos para os desafios do mundo contemporâneo. Investimentos são necessários na capacitação dos professores, para atuarem de maneira efetiva utilizando as TIC’s, especialmente os aplicativos Google Earth e Google Maps, associados a outros recursos disponíveis. Conclui-se que a revolução tecnológica continuará alterando rapidamente a sociedade e a força de trabalho e, para aproveitar as oportunidades neste novo mundo, será essencial a capacidade de adaptação, iniciativa e persistência para adquirir habilidades e conhecimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.