Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8455Palavras-chave:
Educação escolar em tempo integral. Currículo. Cidadania. Educação integral.Resumo
A presente pesquisa identifica o modo de construção da proposta de educação escolar em tempo integral de uma escola estadual de Ensino Fundamental do interior do Estado do Rio Grande do Sul, e analisa o impacto desta proposta no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade, compreendendo as interferências desta educação na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica e a busca de dados no campo empírico por meio de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco sujeitos da comunidade local. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday, que traz como referência: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito, transformando a realidade onde vivem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.