Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8455

Palavras-chave:

Educação escolar em tempo integral. Currículo. Cidadania. Educação integral.

Resumo

A presente pesquisa identifica o modo de construção da proposta de educação escolar em tempo integral de uma escola estadual de Ensino Fundamental do interior do Estado do Rio Grande do Sul, e analisa o impacto desta proposta no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade, compreendendo as interferências desta educação na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica e a busca de dados no campo empírico por meio de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco sujeitos da comunidade local. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday, que traz como referência: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito, transformando a realidade onde vivem.

Biografia do Autor

Hedi Maria Luft, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Vice–líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais

Diego dos Santos Verri, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Reginal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ( Unijuí);Professor Estadual na área de Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Edição

Seção

Artigos