Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8509

Palavras-chave:

Educação integral, ensino fundamental, interacionismo simbólico

Resumo

Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.

Biografia do Autor

Adelina de Oliveira Novaes, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo

Adelina Novaes é pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua como coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), como pesquisadora permanente da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. 

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Em 2016 realizou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. Foi diretora estadual em São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) (2006-2008 e 2008-2011). Foi vice-presidente da ANPAE Sudeste (2011-2013 e 2013-2015). Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Santos, de 2001 a 2010. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição, desde 2010. É bolsista produtividade do CNPq. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação; metodologias de pesquisa; trajetórias, práticas e identidade profissional de diretores e professores.

Kamila Lima de Santana, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestra em Educação na Universidade Cidade de São Paulo na linha das Política Públicas Educacionais. Formação em magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - Cefam (2003). Licenciada em Letras -Português e Inglês pela Universidade São Marcos (2008) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2013). Professora efetiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2005, na qual integrou o Núcleo Técnico de Avaliação (2016). Desenvolve atividades de pesquisas e formação sobre oficinas de itens, elaboração de matrizes de avaliação, com experiência em avaliações externas em larga escala. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

Silvana dos Santos Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós graduada em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Mestra pelo Programa de Formação de Gestores Educacionais UNICID/SP. É professora de educação infantil e ensino fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Anos Iniciais do Ensino fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, currículo, alfabetização matemática, letramento e interdisciplinariedade. Atualmente na Divisão Pedagógica da Prefeitura Municipal de SP - DRE Guaianases, trabalhando com a formação de professores do ciclo de alfabetização e na Assessoria pedagógica da secretaria municipal de educação de Poá/SP.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Edição

Seção

Artigos