Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8509Palavras-chave:
Educação integral, ensino fundamental, interacionismo simbólicoResumo
Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.