O movimento teatral maringaense – 1976 – 1977

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8525

Palavras-chave:

Educação, Imprensa, Cultura, Teatro Maringaense.

Resumo

O artigo expõe a história do teatro maringaense, no período de junho de 1976 a setembro de 1977. A história do teatro maringaense é abordada, a partir das publicações do jornal O Diário do Norte do Paraná e do folhetim CENA, impresso alternativo de autoria dos grupos de teatro amador ligados à Federação Independente de Teatro Amador do Paraná (FITAP). O movimento teatral de Maringá foi aqui evidenciado em virtude da formação de vários grupos de teatro amador, pela realização de festivais, pela realização de cursos de teatro, pela criação da sub sede da FITAP, pela luta dos artistas por espaço físico para se fazer teatro e pelo reconhecimento do grupo TEMI como de utilidade pública do município.

Biografia do Autor

Ana Roberta Marcone de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ares Cênicas - licenciatura plena em teatro pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Arte e Educação pela UNOESTE e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UEM.

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá Centro Universitário Cidade Verde

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutora em História e Sociedade pela Unesp/Assis/SP - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2002). Mestre em Educação pela UEM/PR/ Universidade Estadual de Maringá (1994). Especialista em Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação a Distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987).  Coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial e EaD e ainda Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil do UniFCV/PR - Centro Universitário Cidade Verde. Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá . PPE/UEM (1988 a 2019 ano de sua aposentadoria). 

Downloads

Publicado

2022-02-10

Edição

Seção

Artigos