O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares

Autores

  • Rosi Maria Prestes Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi RS
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff UNIJUI RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8538

Palavras-chave:

Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.

Resumo

Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos.

Biografia do Autor

Rosi Maria Prestes, Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi RS

Atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Área EDUCAÇÃO.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, UNIJUI RS

 

Atua como docente no PPG Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências 

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Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Artigos