“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas

Autores

  • Rafaely Karolynne do Nascimento Campos Instituto Federal de Sergipe/Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8609

Palavras-chave:

Adulto atípico, Papel do pesquisador, Pesquisa com crianças, Pesquisa Etnográfica

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças.

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe/Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe e Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe/IFS.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos