Análise das relações interpessoais dos docentes de educação especial com os outros “atores”: um estudo em escolas municipais do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8691

Palavras-chave:

Educação Especial, Trabalho docente, Relações interpessoais.

Resumo

O objetivo do presente artigo é conhecer a opinião dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam no município de Jacobina/BA, no que diz respeito a qualidade do relacionamento que eles mantem com os diversos atores sociais que direta ou indiretamente influenciam a sua prática pedagógica. Na metodologia foram selecionados quatorze docentes que aceitaram participar do estudo e estavam enquadrados no seguinte critério de inclusão: que tenham trabalhado como professor de Atendimento Educacional Especializado em escolas municipais de Jacobina, estado da Bahia. Os resultados indicaram que mantem uma boa relação entre os professores que atuam no AEE e os alunos com deficiência, mas também com os outros que atuam e/ou influenciam diretamente no cotidiano da escola, a saber: familiares dos alunos de AEE, os docentes das salas de aula regular, o(a) diretor(a) da escola, o(a) secretário(a) municipal de educação, o(a) coordenador(a) pedagógico e os outros funcionários da escola (pessoal da portaria, limpeza, merenda etc).

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos