Atividades metacognitivas para o ensino-aprendizagem de Vida e Evolução nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.8826

Palavras-chave:

produtos educacionais, estratégias metacognitivas, ensino de ciências

Resumo

O artigo apresenta os resultados da análise de um conjunto de estratégias e atividades de natureza metacognitiva sobre Vida e Evolução, a serem utilizadas por professores em aulas de Ciências em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Tal avaliação, de caráter qualitativo, foi realizada mediante a elaboração e aplicação de um protocolo de análise de produtos educacionais, respondido por dez professoras com experiência na atuação em turmas de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras analisaram características globais e todas as seis atividades propostas que compõe o produto didático em questão. Os resultados mostraram que, embora ainda possa ser aperfeiçoado, diferentes aspectos do produto didático foram bem avaliados e considerados inovadores pelas professoras avaliadoras, apresentando um grande potencial e viabilidade de ser utilizado nas aulas de ciências nas turmas de estudantes para os quais foi pensado.

Biografia do Autor

Gláucia Amaral dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, 2011 (Espanha), professor associado do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática da UFPA, Editor da Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Experiências