Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8834

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação, Institutos Federais.

Resumo

Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Comunitaria da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (1986 e 1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica
do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo. 

Amanda Regina Leite, Farmácias São João

Mestre em Administração nível (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo PPGAdm/UPF. Bacharel em Administração. Foi bolsista do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UPF). Estudante do Curso Formação Pedagógica de Docentes do IFRS - Campus Sertão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase para arranjos organizacionais, estratégia cooperativa, cooperativismo, Desenvolvimento territorial e Indicações Geográficas.

Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Pós-Graduação em Orientação Educacional LaSalle (2008). Pós-Graduação em Gestão Curricular (PUCRS) 2017. Pós-Graduação em Psicopedagogia (UNIDEAU) 2020.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos