Os desafios das mulheres na Ciência: Marie Curie como figura feminina no campo científico

Autores

  • Karolaine Pacheco Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-5615-4004

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8837

Palavras-chave:

Mulheres cientistas, Marie Curie, Obstáculos de gênero

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade elucidar os desafios de mulheres cientistas e discutir a importância do papel feminino na Ciência. Realiza-se, então, uma investigação qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como meio de obtenção de dados. Diante disso, verifica-se que o percurso da mulher na Ciência, em especial o de Marie Curie foi marcado por grandes dificuldades. Esta reconhecida cientista é um exemplo de que durante séculos as mulheres foram privadas de estudar, e tiveram que lidar com os mais variados empecilhos que surgiram e ainda surgem em seus caminhos. Marie Curie teve que lutar com muita competência e determinação para dar continuidade à sua carreira científica, ao ter que lidar com o preconceito e o descrédito. Dessa forma, impõe-se a constatação de que as jornadas das mulheres na Ciência foram árduas, penosas e exigiu delas não apenas inteligência, mas também coragem para enfrentar os obstáculos de gênero.

Biografia do Autor

Karolaine Pacheco Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Educação Básica.

Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Docente da Área de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG.

Downloads

Publicado

2022-08-17

Edição

Seção

Experiências