Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8893

Palavras-chave:

Currículo, Formação Continuada de Professores, Promoção da Saúde.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos.


Biografia do Autor

Claudia Marchesan, Escola Municipal Pedro Costa Beber do Município de Bozano / RS / Brasil.

Diretora da Escola Municipal Pedro Costa Beber do Município de Bozano / RS / Brasil.

Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação de Bozano/RS.

Doutora em Educação em Ciências. Nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação de Bozano.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –UNIJUÍ.

Doutora em Educação em Ciências, professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –UNIJUÍ.

Vidica Bianchi, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Doutora em Ecologia, professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos