O perfil dos egressos do curso de Oceanologia da FURG: uma mudança necessária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10243

Keywords:

Oceanografia, perfil do egresso, mundo do trabalho

Abstract

Passadas duas décadas da definição do atual perfil dos egressos do curso de Oceanologia, era urgente uma ampla reflexão sobre os resultados alcançados, visando a constituição de profissionais capacitados para responder aos desafios dos cenários futuros das Ciências do Mar. Realizado em 2020, o I Ciclo de Debates do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande – IO-FURG teve por objetivo analisar, compreender e delinear as alterações necessárias à atualização do projeto pedagógico do curso de Oceanologia. O presente trabalho analisa a atuação dos egressos no período 2001-2019, constata a queda na quantidade relativa daqueles que permanecem na área de formação e propõe um novo perfil profissional, visando fortalecer e ampliar a ocupação de espaço no mundo do trabalho.

Author Biographies

Luiz Carlos Krug, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Oceanologia (1975), mestre em Oceanografia Biológica (1984) e doutor em Educação Ambiental (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Associado do Instituto de Oceanografia da FURG. Exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Oceanografia (1989-1996) e de Coordenador de Curso Oceanologia (1985-1988; 1997-2012). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia - AOCEANO (2007-2011). Coordena, desde 2010, no âmbito do Plano Setorial para os Recursos do Mar - PSRM, o Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar - PPG-Mar.

Dione Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. É docente no Instituto de Oceanografia/FURG, atuando em cursos de graduação (Gestão Ambiental e Oceanologia) e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Rio Grande). Integrante do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental da FURG. Editora-chefe da REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental". Desenvolve atividades principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental Marinha e Costeira.

Matthews Rocha Mello, Universidade Federal do Rio Grande (Laboratório Interdisciplinar MARéSS)

Oceanólogo pela Universidade Federal do Rio Grande. Integra o Laboratório Interdisciplinar MARéSS (Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade) e o curso pré-universitário popular Fênix do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior. Foi membro do Centro Acadêmico Livre de Oceanologia (CALO), pesquisador do projeto INTERBIOTA na 35ª e 36ª Operação Antártica Brasileira (2016 e 2017), intercambista bolsista pelo Programa Brasil-Colômbia (2018.2) e guarda-parque voluntário do Parque Nacional Natural Corales de Profundidad, Colômbia (2019). 

Saskia Milbratz, Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP-BS

Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui experiência com monitoramento da pesca de espinhel pelágico no sul do Brasil e a captura incidental de aves e tartarugas marinhas.

References

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Published

2024-06-07

Issue

Section

In Focus