Imagem corporal de docentes com deficiência
a busca disruptiva de uma corporeidade contestável
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12129Abstract
A sociedade contemporânea neoliberalista busca incessantemente padrões para que as pessoas se encaixem, na busca pelo reconhecimento e homogeneidade, já as vertentes humanistas, construtivistas e que defendem a inclusão vão contra ao que é idêntico e sim a favor da diferença. O objetivo deste estudo é compreender como é a imagem corporal de docentes universitários com deficiência atuantes em universidades comunitárias do sul do Brasil. A metodologia foi baseada na Hermenêutica de Gadamer através de entrevistas com docentes com deficiência das universidades comunitárias do Sul do Brasil constituintes do Comung. Os resultados demonstram que os docentes percebem suas imagens corporais diferentes e lutam para que a universidade e a sociedade acolham as diferenças, bem como sabem que existe um padrão mas ele deve ser quebrado para que a humanidade venha antes de quaisquer características que fujam da homogeneidade e ocorra a desconstrução e a disrupção de um padrão corporal contestável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.