Representações de experimentação em livros didáticos de química

Authors

  • Jéssica Maria Gregory Nunes Centro Universitário La Salle - UNILASALLE Canoas
  • Maira Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18316/21

Keywords:

Química, Atividades Experimentais, Livros didáticos.

Abstract

O artigo se refere a uma análise de atividades experimentais em livros didáticos de Química, distribuídos em 2008 pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM), nas escolas da rede pública estadual do município de Canoas. Diferentemente do que poderia se pensar, os livros didáticos atuais apresentam sugestões de muitas atividades experimentais, e essas são apresentadas de modos diferentes, desde as representações mais tradicionais com roteiros e procedimentos para a realização das atividades, até as representações de experimentos, como atividades a serem acompanhadas por narrativas, fluxogramas, desenhos ou fotos, indicando haver um novo modo de conceber e representar a atividade experimental de Química na educação escolar, na qual o aluno não mais executa o experimento, ou acompanha a sua realização pelo professor, o estudante passa a ser o leitor de textos e imagens sobre os fenômenos envolvidos na atividade experimental.

Palvras-chave: Ensino de Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos.

Abstract: The article refers to na analysis of experiments in chemistry textbooks that  were distributed in 2008 by the National Book Program for Education (PNLEM) in public schools in Canoas. Unlike what one might think, the current textbooks make suggestions of many experiments, and these are presented in different ways, from more traditional representations with scripts and procedures for the conduct of activities by the representations of experiments, as activities to be accompanied by narratives, flowcharts, drawings or pictures, indicating a new way of conceiving and representing the activity of experimental chemistry in school education, in which the student no longer run the experiment, or attached to its implementation by the teacher, the student spends to be the reader of texts and images on the phenomena involved in experimental activity.

Keywords: Chemical Education; Experimental Activities; Textbooks.

Issue

Section

Articles