Between structures and pieces: implications of modernity in school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6730

Keywords:

Modernity, School, Knowledge, Relations.

Abstract

The current school is none other than that produced by modernity, sustained in large part by Cartesian thought with its promises and parameters to solve the problems of humanity, through the exploration of nature. Modern thinking is linear, dichotomous, and disjunctive, in which the relationship between being and thinking takes the form of more or less logical and hierarchical sequences. The modern reason is Eurocentric, violent, developmental, hegemonic, seen by Dussel (2005) as a machine of devastation. Nowadays, neoliberal globalization and its consequent exaggeration of individualism are associated, which erodes social groups and worldviews that do not follow what this rationality indicates. As a consequence, those who fight for a school that provides all the benefits of knowledge, come up against norms and colonizing processes. Thus, if what is intended is to break with the hegemonic paradigm that structures the current school, it is necessary to embrace a process of difficult and slow change, more than the educational reform projects postulate.

Author Biographies

Helen Junara Balbinotti Zangrande, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Possui Curso Técnico/Profissionalizante em Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2012); Graduada em Psicologia (2017) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), do qual obteve Mérito Estudantil, sendo Pós-graduanda (2019) em Neuropsicologia pela Universidade de Araraquara (UNIARA), e Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Hieda Maria Pagliosa Corona, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), pós-doutorado em Desenvolvimento socioambiental pelo Ladyss/Paris X (2012) e pós-doutorado em Desenvolvimento rural pelo PGDR/UFRGS (2013). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Editora adjunta da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Lidera o grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, sociologia rural, agricultura familiar, desenvolvimento socioambiental, interdisciplinaridade.

Marlize Rubin-Oliveira, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Participou do Programa de Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia (Jul/2017 - Jun/2018). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES/PIQDTec (2007-2011). Participou do Programa de Visiting Scholar no Center for the Study of Higher Education na Universidade do Arizona (Jan-Abril/2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR/2015/2017). Os principais interesses de pesquisa a partir da abordagem decolonial são na área de Políticas de Educação Superior e desenvolvimento, com foco na produção de conhecimento, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

Edival Sebastião Teixeira, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora, Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UTFPR de 2005 a 2010. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR de 2012 a 2013. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR de 2009 a 2013. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR. Atualmente é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Interessa-se por estudos sobre representações e práticas, prioritariamente nos contextos da educação, da saúde pública, do trabalho, da assistência social, da mobilidade urbana e das questões socioambientais, com o aporte da teoria das representações sociais.

Published

2021-04-09

Issue

Section

Articles