A Educação Médica no Brasil a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014: Análise das produções científicas da RBEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.9884

Keywords:

Educação Médica, Integralidade, DCN 2014, RBEM

Abstract

Historicamente, a Educação Médica evolui por meio de mudanças significativas, nas concepções e paradigmas referentes ao profissional que se deseja formar, bem como no que tange à ação docente relativa a esse processo profissionalizante e socializante. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo analisar as produções acadêmico-científicas publicadas pela Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) – após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Médica (2014) – que estejam articuladas com proposições acerca da implantação das diretrizes na educação médica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma abordagem que permite realizar descrições detalhadas do objeto pesquisado, ou seja, as produções científicas publicadas pela Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) entre os anos de 2015 e 2019 que citem em seu texto as DCN 2014. Assim, para a execução deste estudo bibliográfico, foram selecionados 117 artigos, dos quais verificou-se que 10 deles tratam especificamente das DCN de 2014. Sendo assim, este estudo analisou os 10 artigos e constatou que há poucas publicações científicas focadas na implementação curricular das DCN de 2014 na formação em medicina, evidenciando um processo de evolução dinâmica e acidentada, estando ainda mais próximo de uma situação de adequação metodológica de ensino dos cursos do que propriamente da análise dos resultados na formação profissional proposta pela nova Diretriz Curricular Nacional para o curso de Medicina. O agrupamento de textos semelhantes permitiu a criação das seguintes classes analisadas com base no conteúdo dos artigos: 1) Resistência ao novo Currículo; 2) Perfil do Estudante; 3) Processo Pedagógico; 4) Proposta do Curso e Atuação Profissional 5) Integração Curricular.

Author Biographies

Cristiano Hayoshi Choji, UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (2001). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (Educação Médica). Cursando Doutorado como Aluno Especial na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - USP .Pós Graduado e Titulado em Medicina Intensiva (AMIB) atuando em diversos hospitais . Médico Legista (ACADEPOL SP) e Perito Titulado em Medicina Legal e Pericias Médica (ABMLPM) atuando nas esferas criminal e civil. Professor do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (Departamento de Emergência). Professor de Socorros de Urgência da Academia de Policia ACADEPOL SP . Docente Credenciado pela Escola de Administração Penitenciária nas disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e Pronto Socorrismo.

Sidinei Oliveira Sousa, UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE. Lotado no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNOESTE como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias para EAD (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

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Published

2024-06-07

Issue

Section

Articles