Possibilidades para a EJA, possibilidades para a educação profissional: o PROEJA

Autores/as

  • Simone Valdete dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18316/18

Palabras clave:

ensino-aprendizagem, currículo, trabalho, educação.

Resumen

Analiso, neste trabalho, o Programa de Integração da Educação Profissional à educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como seu caráter inédito e aleatório. Inédito, porque articula a EJA e a Educação profissional na escola regular, inicialmente nas escolas técnicas federais, na tentativa de romper com os históricos processos de exclusão do jovem e adulto trabalhador.  Aleatório na compreensão do aluno como figura de desordem, em relação à ordem estabelecida aos tempos, às aprendizagens, aos processos, conforme as elaborações de Georges Balandier. Da mesma forma, a fagocitose de um currículo, filiado à contribuição do filósofo argentino Rodolfo Kush, que não é de EJA, tampouco de Educação Profissional, é uma proposta fagocitada na perspectiva de elevação de escolaridade. O estudo está inserido no projeto de pesquisa intitulado: Experiências da Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio Grande do Sul, conforme o edital PROEJA CAPES/SETEC 03/2006.

Palavras-chave: PROEJA; ensino-aprendizagem; currículo; trabalho e educação.

Abstract: I analyze this work, the Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) as well as its unprecedented nature and random. Unprecedented, because it articulates the EJA and Professional education in regular schools, initially in the federal technical schools in an

attempt to break with the historical processes of exclusion of young and adult workers. Random understanding the student as a figure of disorder in relation to the established order to the times, the learning, the processes, as elaborations of Georges Balandier. Likewise, the phagocytosis of a curriculum, affiliated to the contribution of the Argentine philosopher Rudolf Kush, which is not EJA, neither of Professional Education, a proposal is phagocytized in the perspective of raising the educational level. The study was part of the research project entitled: Experiences of Professional and Technological Education Integrated to Education for Youths and Adults in the state of Rio Grande do Sul, according to the edict PROEJA CAPES/SETEC 03/2006.

Keywords: PROEJA; teaching and learning, curriculum, work and education.

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