Formação inicial de professores: uma perspectiva integradora dos conteúdos disciplinares e educação para a saúde

Autores/as

  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ
  • Bruna Denise Torquetti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ
  • Cristiane Tarine Müller Girotto Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4564

Palabras clave:

Formação de Professores, Alimentação, Nutrição, Educação para a Saúde.

Resumen

Discute-se neste artigo uma proposta de reorganização curricular, denominada Situação de Estudo (SE), com foco na formação docente e na educação para saúde. O objetivo do estudo foi investigar que aprendizagens foram produzidas, por docentes em formação inicial, no decorrer do desenvolvimento da SE “Alimentos: Produção e Consumo” e como eles/elas significam os conceitos de ciências da natureza na perspectiva da Educação para a Saúde. A SE foi desenvolvida nas aulas de Estágio em Ensino de Ciências: Ensino Fundamental I (Curso de Ciências Biológicas), e os dados empíricos foram produzidos a partir de discussões das aulas e análise de 14 produções textuais, retiradas de diários de bordo dos/as licenciandos/as. Os resultados apontam que ainda existem alguns equívocos conceituais nas escritas em diário de bordo, mas a reflexão sobre seus registros possibilitou a construção de aprendizagens importantes tanto para formação docente quanto para integração dos conteúdos de ciências e educação para a Saúde. Os/as licenciados/as demonstraram, de forma geral, interesse por novos modos de ensinar e aprender e produziram significados mais complexos sobre a alimentação humana pelo entendimento de conceitos químicos, físicos e biológicos articulados com a temática em estudo. Verificou-se que a formação inicial de professores nesta perspectiva contribuiu para constituição de docentes mais críticos e sensíveis aos problemas cotidianos de seus alunos.

Biografía del autor/a

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ

Doutora em Educação em Ciências, docente pesquisadora e coordenadora do PPG Educação nas Ciências, Departamento de Ciências da Vida, UNIJUÍ, Ijuí/RS. Pesquisadora colaboradora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFRGS, Porto Alegre/RS.

Bruna Denise Torquetti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ

Bolsista de Iniciação Científica- Curso de Nutrição

Cristiane Tarine Müller Girotto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ

Nutricionista, Mestranda em Educação nas Ciências/UNIJUI

Publicado

2018-12-17

Número

Sección

Artigos