Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente

Autores/as

  • Dominique Guimarães de Souza Secretaria de Estado do Educação (RJ)
  • Jean Carlos Miranda Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-9852-8812
  • Fabiano dos Santos Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5666

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Formação de Professores, PIBID.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que fizeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram influência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, profissional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a refletirem sobre os desafios encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar.

Biografía del autor/a

Dominique Guimarães de Souza, Secretaria de Estado do Educação (RJ)

Licenciada em Biologia (UENF). Mestre em Esnino (UFF)

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Biologia. Mestre em Biologia. Doutor em Ciências. Professor do Departamento de Ciências Exatas, Biológica e da Terra (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFF).

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Matemática. Mestre em Matemática. Doutor em Educação.

Publicado

2020-08-05

Número

Sección

Artigos