Leitura e interpretação de gráficos no 3º ano do Ensino Fundamental: Quais as dificuldades das crianças?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6258Palabras clave:
Anos Iniciais, Estatística, Leitura, Gráficos, Resolução de Problemas.Resumen
A educação estatística tem sido apontada em documentos curriculares como um eixo a ser estudado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, demandando a capacidade de leitura e interpretação de informações em tabelas e gráficos. A compreensão de ferramentas da estatística possibilita não apenas a maior inserção social do sujeito em lidar com informações e dados variados, como também à formação científica, pois implica o envolvimento com etapas de pesquisa – levantar questões, produzir instrumentos, coletar dados e interpretar. O objetivo dessa investigação foi analisar os conhecimentos sobre gráficos de colunas, de estudantes de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de João Pessoa – PB, identificando suas principais dificuldades. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa, constando de uma diagnose composta de quatro tarefas que abrangiam gráficos e problematizações. Os resultados indicaram dificuldades na leitura dos componentes dos gráficos, principalmente quando apresentavam informações implícitas e quando se exigia a resolução de situações-problema com significados de composição e comparação do campo aditivo. Concluímos que o trabalho com gráficos nos anos iniciais precisa contemplar escalas variadas, possibilitar a leitura para ‘além dos dados’, por meio da resolução de problemas, articulando-se com as operações aritméticas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.