(Pro)fessora, posso perguntar? Visitas escolares a exposições sobre controvérsias sociocientíficas em museus de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6805Palabras clave:
ontrovérsias Sociocientíficas, Museus de Ciências, Visitas Escolares.Resumen
Visitas escolares a museus de ciências têm sido uma ação efetiva realizada por escolas em todo o mundo. Seja para propiciar novas oportunidades de aprendizagem ou para complementar os conteúdos ensinados em sala de aula. Tais visitas contribuem com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. No âmbito dos museus, nos últimos anos, exposições com temáticas controversas têm ganhado destaque. Essas, são moldadas de forma a problematizar e levantar reflexões sobre questionamentos que, por vezes, não encontram espaço de discussão em sala de aula. Nesta perspectiva, este ensaio reflexivo tem o objetivo de contribuir com o (re)pensar as visitas escolares a exposições que abordam controvérsias sociocientíficas em museus de ciências. As reflexões partem de uma narrativa construída com a finalidade de propiciar ponderações sobre a temática: “A origem do Universo e da Vida na Terra”. A narrativa em questão, é sustentada por dados de pesquisas acadêmicas, as quais dialogam com os questionamentos apresentados ao longo do texto.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.