(Pro)fessora, posso perguntar? Visitas escolares a exposições sobre controvérsias sociocientíficas em museus de ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6805

Palabras clave:

ontrovérsias Sociocientíficas, Museus de Ciências, Visitas Escolares.

Resumen

Visitas escolares a museus de ciências têm sido uma ação efetiva realizada por escolas em todo o mundo. Seja para propiciar novas oportunidades de aprendizagem ou para complementar os conteúdos ensinados em sala de aula. Tais visitas contribuem com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. No âmbito dos museus, nos últimos anos, exposições com temáticas controversas têm ganhado destaque. Essas, são moldadas de forma a problematizar e levantar reflexões sobre questionamentos que, por vezes, não encontram espaço de discussão em sala de aula. Nesta perspectiva, este ensaio reflexivo tem o objetivo de contribuir com o (re)pensar as visitas escolares a exposições que abordam controvérsias sociocientíficas em museus de ciências. As reflexões partem de uma narrativa construída com a finalidade de propiciar ponderações sobre a temática: “A origem do Universo e da Vida na Terra”. A narrativa em questão, é sustentada por dados de pesquisas acadêmicas, as quais dialogam com os questionamentos apresentados ao longo do texto.

Biografía del autor/a

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

Publicado

2021-04-08

Número

Sección

Artigos