Educação Matemática e Literatura: possibilidades de ressignificações
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7636Palabras clave:
Experiência, Matemática Escolar, Leitura Literária.Resumen
O artigo apresenta resultados de uma investigação centrada em examinar possíveis ressignificações que a leitura literária opera nos sentidos que estudantes atribuem à matemática escolar. Os aportes teóricos ancoram-se em discussões contemporâneas sobre a linguagem e a noção de experiência como proposto por Jorge Larrosa. O material examinado é composto por enunciações de alunos de duas turmas da etapa final do Ensino Fundamental produzidas em dois momentos: o primeiro, envolveu uma reflexão em sala de aula sobre a matemática escolar. O segundo momento consistiu na leitura de trechos da obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll (2004), com o intuito de gerar diálogos e novas produções de significados sobre a matemática e a sociedade. A análise mostrou que a matemática é tomada como um conjunto de saberes presente “em todos os lugares”, sendo concebida como estática, única e universal. Ao mesmo tempo, foi posicionada como indispensável para resolver as situações do cotidiano e possibilitar a imersão no mercado de trabalho. Assim, constata-se que são cambiantes as formas dos estudantes conceberem a matemática escolar, mesclando visões platônicas e utilitaristas. Outro resultado do estudo diz respeito aos movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo mobilizados pela leitura literária.
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