Docência masculina na Educação Infantil: percepções de pedagogos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6589Palavras-chave:
Docência, Educação Infantil, Gênero, Pedagogia.Resumo
É perceptível que o corpo docente da Educação Infantil, no Brasil, é composto – em sua maioria – por profissionais do gênero feminino. A partir dessa premissa, o presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar os desafios e as possibilidades encontradas pelos egressos do gênero masculino do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em sua inserção no campo profissional em relação à docência na Educação Infantil. Para atingir os objetivos propostos, buscamos utilizar a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e de campo, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Ela contou com uma amostra de doze alunos egressos, na qual se observou o reconhecimento do papel dos homens na Educação Infantil por parte dos mesmos, porém, devido à falta de oportunidades, com forte predomínio do preconceito, a atuação profissional de homens nessa etapa tem sido mínima. Mesmo não havendo leis específicas que garantam que apenas mulheres tenham prioridade em lecionar na Educação Infantil, nos processos seletivos observa-se a preferência por elas. Portanto, as percepções dos egressos do curso de Pedagogia convergem para o fato de que eles tiveram dificuldade na inserção no campo profissional, fazendo com que muitos nem tentem atuar, em função da cultura construída, que mescla preconceito e desconfiança e reforça a naturalização do papel profissional feminino nessa etapa da Educação Básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.