O atendimento psicoterapêutico de pessoas surdas: desafios e possibilidades da comunicação em libras

Autores

  • Lucas Alexandre Jorge Faculdades Integradas de Jaú / aluno.
  • Elaine Cristina Gardinal Pizato Faculdades Integradas de Jaú / Professora.
  • Viviane Rodrigues Faculdades Integradas de Jaú / Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10311

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, Psicoterapia, Surdez.

Resumo

A psicoterapia é um dos serviços oferecidos pela psicologia clínica, permitindo que o paciente/cliente receba atendimento psicológico para diversas necessidades enfrentadas. Tais atendimentos majoritariamente são oferecidos pela modalidade oralizada, impedindo que pessoas surdas tenham acesso a esse tipo de tratamento de maneira eficaz. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o atendimento psicoterapêutico da pessoa com surdez a partir da literatura nacional, identificando os aspectos que compõem a interação entre paciente surdo e psicoterapeuta, observando as dificuldades e realidades encontradas no contexto clínico pelo paciente e terapeuta. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando bases de dados para selecionar artigos nacionais referentes à temática. Seguiram-se as seguintes etapas para coleta de dados: definição de descritores; seleção por títulos e palavras-chave, atendendo os critérios de inclusão e exclusão; categorização dos estudos em participantes, intervenções, objetivos e resultados. Os resultados apresentaram fortes dificuldades vivenciadas pelos surdos em todas as fases de desenvolvimento, sendo muito comuns os desafios gerados pela ansiedade; conflitos na comunicação; baixa autoestima; conflitos internos; conflitos com familiares; crises de identidade; rejeição da identidade surda; falta de estímulo na língua de sinais; dificuldades de aprendizagem, além de identificar que há poucos estudos científicos referentes a psicologia clínica e surdez no Brasil, necessitando de profundas investigações e intervenções.

Biografia do Autor

Lucas Alexandre Jorge, Faculdades Integradas de Jaú / aluno.

Discente da graduação em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ).

Elaine Cristina Gardinal Pizato, Faculdades Integradas de Jaú / Professora.

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP); Professora na área de Psicologia do Desenvolvimento e de Psicologia escolar, atuando no curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Jaú,

Viviane Rodrigues, Faculdades Integradas de Jaú / Professora.

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos; Professora na área de Educação Especial, atuando nos cursos de Pedagogia e Psicologia das Faculdades Integradas de Jaú e do Centro Universitário Sagrado Coração, Campus Bauru.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos