EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10313

Palavras-chave:

Educação Sexual, Sexualidade, Ensino Fundamental anos iniciais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas que tratam da temática “Educação Sexual e Sexualidade no Ensino Fundamental anos iniciais”. Para tal, foi feito um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informações, Ciências e Tecnologia – IBICT, com o descritor “Educação sexual” e, com isso, identificamos 1605 trabalhos. Com a intenção de refinar a busca, acrescentamos os descritores: “Formação Docente” e “Ensino Fundamental”, o que resultou em 44 trabalhos, dentre eles, apenas 10, relacionaram-se diretamente com o estudo aqui proposto. Constatamos com o levantamento realizado que ainda há muito a ser investigado e explorado sobre as práticas pedagógicas que promovam aprendizados qualitativos no campo da educação sexual no Ensino Fundamental anos iniciais, sendo relevante a formação docente e materiais norteadores que proporcionem segurança para a abordagem da temática sexualidade. Podemos inferir que será por meio do diálogo e com a divulgação de saberes que será reconhecida a importância da educação sexual. Além disso, a educação sexual sempre acontece, mesmo que não se tenha consciência, ou que ocorra a negação, pois não há como delimitar espaços para a sexualidade, já que faz parte da dimensão humana.

Biografia do Autor

Irene Ferreira da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos (2018) e graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Grande ABC (2009). Membro do grupo de estudos e pesquisas: Formação de profissionais da educação e práticas educativas da Universidade de São Caetano (USCS) / Atualmente é efetivo da Prefeitura Municipal de Santo André. Tem experiência na área de Educação. 

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua materna, didática de línguas, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos