INTERDISCIPLINARIDADE, EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL.
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10685Palavras-chave:
Egressos, Autoavaliação, Stricto sensu, Mestrado profissional, Promoção da saúde.Resumo
Há relatos, de que no Brasil, a produção científica relacionada a formação de egressos de programas de pós-graduação, em especial na área da saúde, ainda é escassa e os poucos existentes são insatisfatórios para compreender os seus efeitos na melhoria e qualidade das práticas profissionais em saúde, surgindo a necessidade por estudos envolvendo está temática. Considerar a percepção de egressos, a respeito das contribuições de um mestrado profissional, para prática em promoção da saúde, considerando sua trajetória pessoal e acadêmico/ profissional, caracterizando o perfil do egresso e o perfil do programa de pós-graduação, identificando possibilidades e limites da formação recebida, as características inovadoras aí presentes, bem como a repercussão na promoção da saúde e estilo de vida individual e coletivo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, que toma como estratégia de pesquisa o estudo de caso, utiliza como método de coleta de dados questionário semiestruturado, e como método de análise de dados a análise de conteúdo na modalidade temática. A amostra do estudo foi formada por egressos de um mestrado profissional em promoção da saúde, convidados de forma intencional e incluídos por adesão espontânea. Participaram 33 egressos, que relataram entre outras coisas, importante e positivo impacto pessoal no que diz respeito a sua própria saúde e em suas dinâmicas familiares, bem como em boa parte dos relatos houve melhoras profissionais, evidenciadas pelo alargamento de oportunidades. Houve ainda expressivo relato ou de completa ou parcial satisfação com a estrutura didático pedagógica, com especial menção a necessidade de mais práticas interdisciplinares em promoção da saúde. Por outro lado, também estiveram presentes falas que de alguma maneira expressaram percepções distintas e até contrárias a esses resultados apresentados, as quais se faz menção no transcorrer da discussão do presente trabalho.Downloads
Publicado
2023-03-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.