INTERDISCIPLINARIDADE, EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10685

Palavras-chave:

Egressos, Autoavaliação, Stricto sensu, Mestrado profissional, Promoção da saúde.

Resumo

Há relatos, de que no Brasil, a produção científica relacionada a formação de egressos de programas de pós-graduação, em especial na área da saúde, ainda é escassa e os poucos existentes são insatisfatórios para compreender os seus efeitos na melhoria e qualidade das práticas profissionais em saúde, surgindo a necessidade por estudos envolvendo está temática. Considerar a percepção de egressos, a respeito das contribuições de um mestrado profissional, para prática em promoção da saúde, considerando sua trajetória pessoal e acadêmico/ profissional, caracterizando o perfil do egresso e o perfil do programa de pós-graduação, identificando possibilidades e limites da formação recebida, as características inovadoras aí presentes, bem como a repercussão na promoção da saúde e estilo de vida individual e coletivo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, que toma como estratégia de pesquisa o estudo de caso, utiliza como método de coleta de dados questionário semiestruturado, e como método de análise de dados a análise de conteúdo na modalidade temática. A amostra do estudo foi formada por egressos de um mestrado profissional em promoção da saúde, convidados de forma intencional e incluídos por adesão espontânea. Participaram 33 egressos, que relataram entre outras coisas, importante e positivo impacto pessoal no que diz respeito a sua própria saúde e em suas dinâmicas familiares, bem como em boa parte dos relatos houve melhoras profissionais, evidenciadas pelo alargamento de oportunidades. Houve ainda expressivo relato ou de completa ou parcial satisfação com a estrutura didático pedagógica, com especial menção a necessidade de mais práticas interdisciplinares em promoção da saúde. Por outro lado, também estiveram presentes falas que de alguma maneira expressaram percepções distintas e até contrárias a esses resultados apresentados, as quais se faz menção no transcorrer da discussão do presente trabalho.

Biografia do Autor

Camila Aguiar de Santana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Enfermeira, Mestra em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Mestre em Promoção da Saúde e MBA em Gestão de Pessoas por competência, ambos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Teólogo pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, Pedagogo pela Faculdade Paulista São José - FPSJ, Graduando em Educação Física pela UniFAVENI.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e e Pós Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos