REVISITANDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UNIVERSIDADE SAUDITA COM O FEEDBACK CORRETIVO ESCRITO DOS PROFESSORES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA

Autores

  • Sayed M. Ismail Prince Sattam Bin Abdulaziz University
  • Mehdi Nasri University of Massachusetts, USA
  • Ahmed Salem Tanta University, Egypt

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10915

Palavras-chave:

Corrective feedback, EFL instructors, Learners’ Engagement, Behavioral Feedback, Cognitive Feedback.

Resumo

Os estudos empíricos que abordam o envolvimento dos alunos com o feedback corretivo dos professores em suas tarefas de redação no contexto da EFL saudita, bem como seu impacto no aprimoramento da habilidade de redação dos alunos, ainda são poucos.   Portanto, o projeto de pesquisa proposto tem como objetivo abordar empiricamente as respostas dos alunos de EFL da Arábia Saudita ao feedback corretivo escrito dos professores em suas tarefas de redação. Abordar o envolvimento dos alunos de EFL no feedback escrito dos professores é uma questão fundamental para o aprimoramento das habilidades de redação dos alunos. Como resultado, o projeto proposto tenta medir o envolvimento dos alunos sauditas com o feedback de seus alunos a partir de uma perspectiva multidimensional: absorção dos alunos, envolvimento afetivo, envolvimento cognitivo, envolvimento meta-cognitivo e envolvimento comportamental. Ao investigar as respostas dos alunos ao feedback do professor, o projeto proposto usa um método sociocognitivo que contribui para perceber as diferenças nas respostas dos alunos de EFL em relação ao feedback corretivo do professor. O estudo proposto se baseia em diferentes fontes de dados que incluem trabalhos de redação dos alunos e questionários semiestruturados. A amostra do estudo consiste em 90 alunos de nível elementar pertencentes à faculdade aplicada da PSAU, 30 alunos de nível pré-intermediário pertencentes à faculdade de administração de empresas e 30 alunos de nível intermediário pertencentes à faculdade de ciências humanas e ciências. Os dados coletados refletem até que ponto os alunos estão envolvidos com o feedback corretivo de seus professores, o que pode ser parcialmente explicado por suas ideias e experiências sobre o feedback corretivo escrito e a escrita em um segundo idioma e o contexto de aprendizagem no qual o feedback foi recebido e processado. Os resultados dos projetos de pesquisa propõem que os instrutores de inglês como língua estrangeira devem ter uma compreensão mais profunda do processamento do feedback cognitivo e comportamental e do envolvimento dos alunos. Essa compreensão mais profunda das respostas dos alunos ao feedback correto por escrito contribuiria amplamente para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos.

Biografia do Autor

Sayed M. Ismail, Prince Sattam Bin Abdulaziz University

Dr. Sayed M. Ismail

Assistant Professor of Translation Studies

Prince Sattam Bin Abdulaziz University

Mehdi Nasri, University of Massachusetts, USA

University of Massachusetts, USA

Ahmed Salem, Tanta University, Egypt

Tanta University, Egypt

Downloads

Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos