REVISITANDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UNIVERSIDADE SAUDITA COM O FEEDBACK CORRETIVO ESCRITO DOS PROFESSORES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10915Palavras-chave:
Corrective feedback, EFL instructors, Learners’ Engagement, Behavioral Feedback, Cognitive Feedback.Resumo
Os estudos empíricos que abordam o envolvimento dos alunos com o feedback corretivo dos professores em suas tarefas de redação no contexto da EFL saudita, bem como seu impacto no aprimoramento da habilidade de redação dos alunos, ainda são poucos. Portanto, o projeto de pesquisa proposto tem como objetivo abordar empiricamente as respostas dos alunos de EFL da Arábia Saudita ao feedback corretivo escrito dos professores em suas tarefas de redação. Abordar o envolvimento dos alunos de EFL no feedback escrito dos professores é uma questão fundamental para o aprimoramento das habilidades de redação dos alunos. Como resultado, o projeto proposto tenta medir o envolvimento dos alunos sauditas com o feedback de seus alunos a partir de uma perspectiva multidimensional: absorção dos alunos, envolvimento afetivo, envolvimento cognitivo, envolvimento meta-cognitivo e envolvimento comportamental. Ao investigar as respostas dos alunos ao feedback do professor, o projeto proposto usa um método sociocognitivo que contribui para perceber as diferenças nas respostas dos alunos de EFL em relação ao feedback corretivo do professor. O estudo proposto se baseia em diferentes fontes de dados que incluem trabalhos de redação dos alunos e questionários semiestruturados. A amostra do estudo consiste em 90 alunos de nível elementar pertencentes à faculdade aplicada da PSAU, 30 alunos de nível pré-intermediário pertencentes à faculdade de administração de empresas e 30 alunos de nível intermediário pertencentes à faculdade de ciências humanas e ciências. Os dados coletados refletem até que ponto os alunos estão envolvidos com o feedback corretivo de seus professores, o que pode ser parcialmente explicado por suas ideias e experiências sobre o feedback corretivo escrito e a escrita em um segundo idioma e o contexto de aprendizagem no qual o feedback foi recebido e processado. Os resultados dos projetos de pesquisa propõem que os instrutores de inglês como língua estrangeira devem ter uma compreensão mais profunda do processamento do feedback cognitivo e comportamental e do envolvimento dos alunos. Essa compreensão mais profunda das respostas dos alunos ao feedback correto por escrito contribuiria amplamente para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Conhecimento & Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.