CONCEITOS MODERNOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO NO SISTEMA DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES DOS IDIOMAS UCRANIANO E INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10921

Palavras-chave:

Zoom generation, Gamification, online Wordwall service, training of future teachers.

Resumo

O artigo esclarece que, para os jovens da geração Zoom que cresceram na era da Internet, têm acesso ilimitado a qualquer informação e, desde a infância, usam tecnologias digitais, a educação superior clássica não pode fornecer a todos as competências e habilidades sociais necessárias por meio de métodos tradicionais. O estudo definiu que a gamificação é a introdução de jogos de computador em atividades educacionais, acrescentando elementos de jogos para aumentar a visualização, a motivação, o treinamento e, consequentemente, o nível de domínio do material teórico, ou seja, o feedback do aluno. Foi comprovado que a gamificação ajuda a identificar um líder e a determinar o nível de treinamento de um candidato a educação sobre essa ou aquela questão (assunto); a unir os alunos com uma ideia literária de linguagem comum e a direcionar todos os seus esforços para sua divulgação e representação; a reduzir o nível de conflitos e a aumentar a eficácia do processo educacional. Foram caracterizados os seguintes componentes do processo gamificado (usuário; pontos acumulados; níveis de jogo; classificação dos participantes; distintivos), formas (competitiva, vitoriosa e estética) e serviços para a introdução da gamificação no sistema educacional (Alice, Scratch, Studio Code; CodeSchool; MotionMathGames; Mathematics; Spongelab; Kahoot!; Zombie-BasedLearning; MinecraftEdu; World of Classcraft (WoC); WildInternetWoods). Foram analisados os pré-requisitos para a implementação do método de gamificação, que incluem o nível de treinamento teórico dos alunos, o conteúdo educacional, a motivação dos alunos do ensino superior para realizar determinadas tarefas, o nível de desenvolvimento dos processos mentais (pensamento, percepção, memória, atenção, imaginação etc.). O sistema de tarefas, cujo controle de qualidade é organizado pelo uso de jogos desenvolvidos com a ajuda do serviço on-line Wordwall, foi desenvolvido e apresentado. A eficácia da implementação do método de gamificação no processo de treinamento de futuros professores dos idiomas ucraniano e inglês, que é convincentemente representada pelo diagrama, foi comprovada.

Biografia do Autor

LiliÑ–a Ruskulis, V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv Ukraine

V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv

Ukraine

Rymma Maiboroda, V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv Ukraine

V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv

Ukraine

Inna Rodionova, V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv Ukraine

V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv

Ukraine

Andriy Gurduz, V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv Ukraine

V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv

Ukraine

Lidiia Aizikova, V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv Ukraine

V. O. Sukhomkynskyi Mykolaiv National University, Mykolaiv

Ukraine

Olha Mkhytaryan, Mykolaiv In-Service Teachers Training Institute, Mykolaiv Ukraine

Mykolaiv In-Service Teachers Training Institute, Mykolaiv

Ukraine

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Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos