CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PELO PRISMA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10935

Palavras-chave:

technologization, technologies, science, society, education, knowledge, development, asset, phenomenon.

Resumo

O presente artigo examina vários conceitos de tecnologia, ciência, engenharia, conhecimento científico, conhecimento técnico, conhecimento técnico, conhecimento empírico e suas respectivas implicações no contexto social. Tanto o conhecimento teórico quanto o prático são produtos do conhecimento e são construídos passo a passo no processo de interação social. Esse conhecimento é um patrimônio cultural das sociedades e está em constante construção e reconstrução. A ciência e a tecnologia são produtos históricos e conhecimento social organizado e sistematizado em contínua criatividade. Os conceitos de ciência, tecnologia e sociedade e de educação como instituição social estão intimamente relacionados, pois ambos reconhecem a interconexão entre tecnologia, sociedade e educação. A estrutura STS é uma abordagem interdisciplinar que enfatiza a interdependência do conhecimento científico, do desenvolvimento tecnológico e dos valores e normas sociais. De acordo com essa estrutura, a ciência e a tecnologia não são entidades neutras ou objetivas, mas são moldadas por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos. Os acadêmicos da STS argumentam que compreender o contexto social da ciência e da tecnologia é essencial para o desenvolvimento de políticas e práticas éticas e eficazes.

Biografia do Autor

Sergei Pelevin, PhD in Politics Armavir State Pedagogical University

PhD in Politics

Armavir State Pedagogical University

Anatoliy Vasiliev, PhD in Law Armavir State Pedagogical University

PhD in Law

Armavir State Pedagogical University

Irina Tarasova, PhD in Philology Armavir State Pedagogical University

PhD in Philology

Armavir State Pedagogical University

Natalia Ponarina, Dr in Philosophy Armavir State Pedagogical University

Dr in Philosophy

Armavir State Pedagogical University

Downloads

Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos