TEORIA DO TRAUMA EM MARIA, DE MARY WOLLSTONECRAFT
OR, THE WRONGS OF WOMAN
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10936Palavras-chave:
Mary Wollstonecraft, Feminism, Trauma, Trauma Theory, Maria, or, The Wrongs of WomanResumo
Maria: or, The Wrongs of Woman (Maria: ou Os erros da mulher), afirma e protesta veementemente contra as leis rígidas que escravizam as mulheres. A obra lança luz sobre a moralidade predominante, que acredita que a castidade, o arrependimento e a submissão devem ser as únicas virtudes das mulheres. A obra póstuma de Mary Wollstonecraft é dotada de declarações políticas tão poderosas. O caráter de Maria nada mais é do que uma defesa por escrito contra as condutas impróprias de seu marido opressor e abusivo contra ela. Wollstonecraft redige esse manifesto feminista para denunciar os inúmeros erros cometidos contra as mulheres. Sua proclamação se mantém firme, exigindo o direito das mulheres de se libertarem da opressão masculina. Neste trabalho de pesquisa, gostaríamos de nos basear não apenas nas medidas de Maria: or, The Wrongs of Woman, mas também seguir um caminho diferente, concentrando-nos em um tema que é central para o romance e sua política feminista e que recebeu pouca atenção até agora: o trauma. O romance é uma estruturação de eventos de vida entrelaçados de sofrimento e relacionamentos rompidos. Aqui nos aprofundaremos no romance, nos eventos da vida da protagonista e nas preocupações da escritora por meio da Teoria do Trauma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Conhecimento & Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.