TRANSFORMANDO O STATUS E O PAPEL DO PROFESSOR NO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR NO AMBIENTE EDUCACIONAL DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10944Palavras-chave:
digitalization of education, digital technologies, higher education, distance learning, information societyResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o papel dos professores no processo educacional moderno. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa em larga escala com professores (N=419) e alunos (N=1372) em 2022 na Universidade Federal de Kazan (Região do Volga) (Rússia), uma das principais universidades da Rússia. A pesquisa fornece insights sobre a transformação do status e do papel do ensino. A função de transferir conhecimento teórico está gradualmente dando lugar a uma abordagem mais centrada no aluno, caracterizada por uma maior ênfase na orientação. O estudo identifica as funções tradicionais e emergentes desempenhadas pelos professores de ensino superior no contexto da digitalização na moderna sociedade da informação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Conhecimento & Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.