DOMÍNIO DA ATUAÇÃO

A DIMENSÃO MODERNA

Autores

  • Nadiia Zelenina Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music, Ukraine
  • Taisiia Shevchenko Sumy State Pedagogical University named after A. S. Makarenko, Ukraine
  • Olha Kryvosheieva Kharkiv National University named after I. P. Kotlyarevsky. Ukraine
  • Mariia Vanieieva Kharkiv I. P. Kotlyarevsky National University of Arts, Ukraine

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10947

Palavras-chave:

acting, image creation, teaching methods, choreography, theater arts, classical dance

Resumo

As dimensões contemporâneas da atuação são analisadas no artigo. O problema do ensino da atuação sempre foi relevante. A complexidade do assunto reside no fato de que ele está na interseção da arte dramática e coreográfica. Há muito em comum entre elas e, em muitos aspectos, o balé teatral se baseia na experiência do teatro dramático. Entretanto, certos aspectos mostram a diferença fundamental entre o balé-teatro e o teatro. É por isso que o ensino da disciplina "Teoria e Prática da Atuação" impõe requisitos específicos aos educadores: é essencial conhecer e compreender o objetivo e as especificidades das leis de direção e dramaturgia do teatro dramático. Além disso, é igualmente importante conhecer e entender as especificidades da direção e da dramaturgia do teatro de balé. Em nossa opinião, um professor de atuação deve ser, ao mesmo tempo, diretor, dramaturgo, coreógrafo e intérprete com experiência prática de palco. As habilidades de atuação em balé teatral, dança folclórica e pop, coreografia contemporânea, dança infantil, etc. são de fundamental importância. A criação de imagens, a capacidade de transmitir sentimentos, pensamentos, estados, a interação com parceiros e a comunicação emocional com o público - a dança não pode existir sem tudo isso. Afinal de contas, a dança, como a arte em geral, é um dos meios de comunicação entre as pessoas, uma forma de interagir com o mundo. Ela permite que a pessoa se manifeste e expresse seus pensamentos sobre a realidade e seu lugar nela, tanto na dança em si quanto durante o treinamento de dançarinos profissionais.

Biografia do Autor

Nadiia Zelenina, Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music, Ukraine

Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music, Ukraine

Taisiia Shevchenko, Sumy State Pedagogical University named after A. S. Makarenko, Ukraine

Sumy State Pedagogical University named after A. S. Makarenko, Ukraine

Olha Kryvosheieva, Kharkiv National University named after I. P. Kotlyarevsky. Ukraine

Kharkiv National University named after I. P. Kotlyarevsky. Ukraine

Mariia Vanieieva, Kharkiv I. P. Kotlyarevsky National University of Arts, Ukraine

Kharkiv I. P. Kotlyarevsky National University of Arts, Ukraine

Downloads

Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos