ENSINO SUPERIOR MODERNO NO SISTEMA EDUCACIONAL UCRÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10971Palavras-chave:
Higher education, Educational system, Higher education institutions, Peculiarities of the Scientific and Educational Environment, Modernization methods of higher educationResumo
O ensino superior, como um dos componentes mais críticos do sistema educacional, forma um certo nível de conhecimento, habilidades e habilidades que podem ser aplicados a atividades relevantes. O caráter escalonado do ensino superior significa a obtenção de diferentes níveis de escolaridade e qualificação (características que determinam o grau de conhecimentos, habilidades e habilidades de uma pessoa que ajudam a desempenhar tarefas e funções de um determinado nível de atividade profissional) em etapas apropriadas (graus ) do ensino superior. A adoção desse esquema ramificado é de fundamental importância porque garante a liberdade de escolha da pessoa e oferece uma oportunidade de receber educação de acordo com suas habilidades mentais e profissionais. O setor educacional precisa atualmente de mais soluções para problemas como instabilidade e financiamento limitado para instituições educacionais, proteção social de professores, declínio de recursos materiais e restrições à publicação de livros didáticos. As escolas rurais enfrentam condições desafiadoras. São 14,9 mil escolas em 28,9 mil núcleos populacionais, 2,8 mil necessitando de reparos significativos e quase 800 escolas em péssimo estado de conservação. Nas áreas rurais, apenas alguns milhares de alunos estudam em instituições de novo tipo, enquanto mil liceus, ginásios e colégios urbanos têm 200.000 alunos. O objetivo do processo educacional é o desenvolvimento global de uma pessoa como personalidade e o valor mais alto da sociedade, a divulgação de seus talentos e habilidades mentais e físicas e a formação da moralidade. A educação superior deve formar um cidadão capaz de tomar decisões sociais de forma consciente e, a partir disso, enriquecer o potencial criativo, intelectual e cultural da sociedade, produzindo assim especialistas qualificados para a economia nacional e mundial. Este artigo tem como objetivo identificar as principais tendências na formação e desenvolvimento da educação superior moderna em relação ao seu lugar no sistema educacional e ao papel desempenhado pela educação superior no espaço econômico e social do país. Metodologia. A pesquisa utilizou os métodos analítico e bibliográfico para estudar a produção científica sobre o desenvolvimento do sistema de ensino superior, bem como indução, dedução, análise, síntese de informações, métodos sistêmicos e estruturais, comparativos, lógicos e linguísticos, abstração, idealização para estudar e processar dados, e uma pesquisa de questionário on-line realizada pelos autores da pesquisa para esclarecer praticamente as questões mais críticas relacionadas às peculiaridades do desenvolvimento do sistema de ensino superior na Ucrânia. Resultados. Com base nos resultados do estudo, identificamos os aspectos teóricos centrais e mais importantes do trabalho das instituições de ensino superior. Também estudamos a opinião de cientistas, chefes de departamentos e docentes de IES sobre elementos cruciais dessa questão.
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