RESENHA DA COLETÂNEA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS:

APORTES METODOLÓGICOS PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O BENEFÍCIO DO ALUGUEL-SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11020

Palavras-chave:

Pesquisa, Métodos, Técnicas, Resenha descritiva

Resumo

Trata-se de resenha descritiva da coletânea métodos e técnicas de pesquisas científicas, organizada por Lúcia Vaz de Campos Moreira e Jardelino Menegat, publicado pela Editora Dialética no ano de 2021. Pretende-se fazer uma apreciação da referida obra em busca de aportes metodológicos capazes de nortear pesquisa, financiada pela fundação carlos chagas filho de amparo à pesquisa no estado do rio de janeiro – faperj, acerca de dificuldades de implementação do aluguel social no município de petrópolis – rj. o texto contém os dados bibliográficos, uma apresentação panorâmica e um resumo da obra resenhada, no que é pertinente para a pesquisa em foco. contém também uma reflexão sobre a importância da obra para a área acadêmica e científica.

Biografia do Autor

Klever Paulo Leal Filpo, Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Curso de Direito do ITR/UFRRJ. Pesquisador do INCT/InEAC.

Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Curso de Direito do ITR/UFRRJ. Pesquisador do INCT/InEAC.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 2. ed. Lisboa: 70, 2011.

CORRÊA, Cintia Chung Marques. O Estudo de Caso. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; MENEGAT, Jardelino (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisas Científicas. São Paulo: Dialética, 2021, pp. 123-138.

FILPO, Klever Paulo Leal. Estudo de Caso: benefício do aluguel-social em Petrópolis após a tragédia climática ocorrida no verão de 2022. Projeto de Pesquisa Científica Submetido à FAPERJ em resposta ao edital n. 19/2022 para concorrer a Bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado. Petrópolis, RJ, 2022.

FILPO, Klever Paulo Leal. Medição Judicial: Discursos de Práticas. Maud X/FAPERJ, 2016.

MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; MENEGAT, Jardelino (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisas Científicas. São Paulo: Dialética, 2021.

MORGADO, José Carlos. O Estudo de Caso na Investigação em Educação. 1. ed. Portugal: De Facto Editores, 2012.

RAMOS, Cesar Augusto Ornellas. Pesquisa Documental: algumas reflexões e relatos de experiência. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; MENEGAT, Jardelino (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisas Científicas. São Paulo: Dialética, 2021, pp. 57-72.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. A Pesquisa Bibliográfica como Procedimento Técnico para a Investigação Acadêmico-Científica. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; MENEGAT, Jardelino (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisas Científicas. São Paulo: Dialética, 2021, pp. 41-56.

YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Edição

Seção

Resenha