A DIGITALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ACTUAL ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11025Palavras-chave:
pedagogical strategy, education, social innovationsResumo
O artigo fundamenta teoricamente, desenvolve e implementa na prática um modelo estrutural e funcional para a formação de competências em TIC de alunos de uma universidade pedagógica, tendo em conta a integração interdisciplinar; são determinadas as condições pedagógicas que contribuem para a formação da competência em TIC dos alunos de uma universidade pedagógica: integração interdisciplinar como base para a construção de um curso interdisciplinar, cujo conteúdo é voltado para a formação da competência em TIC; componentes informacionais, didáticos e tecnológicos como base para a formação da competência em TIC; integração da educação formal, não formal e informal para implementar a integridade dos conhecimentos adquiridos, habilidades, experiência como base para a formação de competências em TIC dos futuros professores; a criação e utilização de um conjunto de tarefas como meio especial de formar competência em TIC, o processo educacional de uma universidade pedagógica será construído de acordo com as condições para a digitalização da educação e voltado para a formação de competência em TIC dos alunos como base para a execução de suas futuras atividades profissionais.
Referências
BORDAS-BELTRÁN, J. L. , ARRAS-VOTA A. M. Mexican students' perspectives on ICT competencies. A gender-based analysis. Revista Latina de Comunicación Social. Vol. 73: 462- 477, 2018.
BROLPITO, A. Digital skills and competence, and digital and online learning. European Training Foundation, 2018: 84, 2018.
CHEN, F., GORBUNOVA, A. R., MASALIMOVA, BÍROVÁ J. Formation of ICT-Competence of Future University School Teachers. EURASIA Journal of Mathematics Science and Technology Education. Vol. 13 (8): 4765-4777, 2017.
HOWE, N., STRAUSS W. Generations: The History of America's Future 1584-2069. New York : William Morrow and Company, 1991: 540, 1991.
KHUANWANGA, W., LAWTHONGA N., SUWANMONKHA S. Development of evaluation standards for professional experiential training of student teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences. № 217: 878-886, 2016.
KNOBEL, M. Digital Literacies : Concepts, Policies and Practices. New York : Peter Lang Publishing: 317, 2008.
KOLODZIEJCZAK, B., ROSZAK M. ICT competencies for academic E-learning. Preparing students for distance education - authors' proposal. ICTE Journal, 6 (3): 14-25, 2017.
LIMBERG, L., OLOF S., SANNA T. Three Theoretical Perspectives on Information Literacy. Human IT: Journal for Information Technology Studies as a Human Science. № 11: 93-130, 2012.
WILLIAMS E. You are the supervisor: The six-focus model, roles and techniques in supervision. Moscow. Independent firm "Klass". 288, 2001.
BERNARD J.M., E. DIGEST Fundamentals of clinical supervision (2nd ed.) Needham Heights, MA: Allyn&Bakon, 1998.
BERNARD J. M., GOODYEAR R. K. Fundamentals of clinical supervision. Boston: Allyn&Bakon, 1992.
BORDERS L. D., LEDDICK G. Handbook of clinical supervision. Alexandria, VA: Association for Counselor Education and Supervision, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alla Hotsalyuk, Ivan Chornomordenko, Nonna Varekh, Nataliia Dukhanina, Rostyslav Harmatiuk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.