TECNOLOGIAS MODERNAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO PSICOFÍSICO ESPECIAL

Autores

  • Alla Kharkivska Vice-Rector of Research and Educational Work, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian-Pedagogical Academy» of Kharkiv Regional Council, Kharkiv, Ukraine https://orcid.org/0000-0003-4782-1079
  • Oksana Babakina Department of Pedagogy, Psychology, Primary Education and Educational, Management Municipal Establishment “Kharkiv Humanitarian-Pedagogical Academy “ Of The Kharkiv Regional Council, Kharkiv, Ukraine https://orcid.org/0000-0001-6900-6513
  • Kateryna Dmytrenko Department of social work, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian-Pedagogical Academy» of the Kharkiv Regional Council, Kharkiv, Ukraine https://orcid.org/0000-0002-4880-8274
  • Olena Kapustina Department of theory and methods of preschool education, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian-Pedagogical Academy» of the Kharkiv Regional Council, Kharkіv, Ukraine https://orcid.org/0000-0001-8859-7435
  • Alona Piekharieva Department of Special Pedagogy and Psychology and Inclusive Education, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian-Pedagogical Academy» of the Kharkiv Regional Council, Kharkіv, Ukraine https://orcid.org/0000-0002-1836-4158

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11052

Palavras-chave:

Educação inclusive, Educação, Processo educacional, Ensinar crianças

Resumo

O artigo apresenta os princípios fundamentais da educação inclusiva: contexto sociocultural, contexto histórico, apoio legislativo e regulamentar internacional e nacional para a implementação e funcionamento da educação inclusiva, que é considerada como a base de mudanças transformacionais na educação de pessoas com necessidades especiais. São apresentadas as perspectivas de periodização e desenvolvimento de crianças com necessidades especiais durante a independência da Ucrânia; as mais novas abordagens no ensino de crianças com características psicofísicas e estratégias para implementação bem-sucedida da prática inclusiva; descreve-se o papel e o significado da influência dos pais no processo de educação inclusiva.

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Publicado

2023-08-16

Edição

Seção

Artigos