ESTRATÉGIAS E MELHORES PRÁTICAS PARA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE RESPONDA ÀS DIVERSAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11682Palavras-chave:
inclusive education, inclusion, person with special needs, educational process, universal design for learning, educational equity, diversity in education, socialisationResumo
O artigo trata de um aspecto importante da implementação de estratégias de educação inclusiva. O objetivo do artigo é realçar a questão da implementação da educação inclusiva no ambiente educativo moderno. Os autores revelam os principais aspectos e benefícios da educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais. Um dos tópicos-chave do artigo é a consideração de estratégias
destinadas a repensar a atitude da sociedade e do Estado em relação a este problema. Atualmente, a
sociedade reconhece a igualdade de direitos das pessoas com necessidades especiais e proporcionalhes oportunidades iguais em todas as áreas da vida, incluindo a educação. Os autores analisam a essência da educação inclusiva, que é a criação de condições para a educação e formação de crianças com necessidades especiais em grupos conjuntos. Um aspecto importante da educação inclusiva é uma abordagem individual de cada criança, independentemente das suas características fisiológicas, mentais, sociais ou outras. A educação inclusiva cria uma oportunidade para uma criança se tornar um membro igual da sociedade e reduz os riscos de isolamento e segregação. A investigação futura
deve ter por objectivo encontrar estratégias óptimas para a implementação da educação inclusiva, a fim de responder à tensão entre as necessidades de integração das pessoas com deficiência e a procura de uma educação de qualidade por parte da sociedade.
Referências
ABDULATIF, R. X. S. A. Z.; QIZI, R. D. D. Q.; QIZI, R. Z. U. M. Principles of inclusive education. Confrencea, v. 5, n. 05, p. 278-282, 2023.
ALMALKY, H. A.; ALWAHBI, A. A. Teachers’ perceptions of their experience with inclusive education practices in Saudi Arabia. Research in Developmental Disabilities, v. 140, p. 104584, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2023.104584.
BYRKO, N.; TOLCHIEVA, H.; BABIAK, O.; ZAMSHA, A.; FEDORENKO, O.; ADAMIUK, N. Training of teachers for the implementation of universal design in educational activities. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, v. 12, n. Special Issue 12/02-XXVIII, p. 117-125, 2022.
DIACHENKO, I.; KALISHCHUK, S.; ZHYLIN, M.; KYYKO, A.; VOLKOVA, Y. Color Education: A Study on Methods of Influence on Memory. Heliyon, v. 8, e11607, 2022. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e11607.
DZHYM, V.; SAIENKO, V.; POZDNIAKOVA, O.; ZHADLENKO, I.; KONDRATENKO, V. Intensification of sport activities in the process of training higher education seekers of various specialities. Revista Eduweb, v. 17, n. 2, p. 43-53, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46502/issn.1856-7576/2023.17.02.4. Acesso em: 26 apr. 2024.
GRAHAM, L. J. Inclusive education in the 21st century. In: Inclusive education for the 21st century. Routledge, 2020. p. 3-26. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781003116073-2/inclusive-education-21st-century-linda-graham. Acesso em: 26 apr. 2024.
HURZHYI, N.; POPLIUIKO, Y.; VASYLYUK-ZAITSEVA, S.; KOBETS, D. Harnessing Neuromarketing Techniques to Enhance Brand Engagement. Futurity of Social Sciences, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 4–37, 2023. DOI: 10.57125/FS.2023.12.20.01. Disponível em: https://futurity-social.com/index.php/journal/article/view/16. Acesso em: 26 apr. 2024.
IASTREMSKA, O.; TRYFONOVA, O.; MANTALIUK, O.; BARANETS, H. The impact of strategic decisions on the future development of organisations and economic dynamics. Futurity Economics & Law, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 117–134, 2023. DOI: 10.57125/FEL.2023.12.25.08. Disponível em: https://www.futurity-econlaw.com/index.php/FEL/article/view/172. Acesso em: 26 apr. 2024.
IMMORDINO-YANG, M. H.; DARLING-HAMMOND, L.; KRONE, C. R. Nurturing nature: How brain development is inherently social and emotional, and what this means for education. Educational Psychologist, v. 54, n. 3, p. 185–204, 2019. https://doi.org/10.1080/00461520.2019.1633924. Acesso em: 26 apr. 2024.
LAZAREVA, A.; MYROSHNYCHENKO, V.; SANAKUIEV, M.; GONTARENKO, L. Philosophical discourse of information ethics of the future. Futurity Philosophy, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 14–29, 2023. DOI: 10.57125/FP.2023.03.30.02. Disponível em: https://futurity-philosophy.com/index.php/FPH/article/view/24. Acesso em: 26 apr. 2024
LINDNER, K. T.; SCHWAB, S.; EMARA, M.; AVRAMIDIS, E. Do teachers favor the inclusion of all students? A systematic review of primary schoolteachers’ attitudes towards inclusive education. European Journal of Special Needs Education, v. 38, n. 6, p. 766-787, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2023.2172894. Acesso em: 26 apr. 2024.
LYSETSKYI, B.; KOBYLETSKYI, O.; SHCHYBOVYK, D.; ZUBOVA, M.; LITVIN, O. Neuroplasticity in the pathogenesis and treatment of chronic pain syndrome: new research and therapeutic perspectives. Futurity Medicine, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 45–58, 2024. DOI: 10.57125/FEM.2024.03.30.05. Disponível em: https://futurity-medicine.com/index.php/fm/article/view/69. Acesso em: 26 apr. 2024.
MARIE, T.; BAILEY, S. Creating an inclusive community in your school through Barrier-Free Theatre. Arts Education Policy Review, v. 124, n. 4, p. 251-258, 2023. https://doi.org/10.1080/10632913.2022.2070888 Acesso em: 26 apr. 2024.
MENDOZA, M.; HEYMANN, J. Implementation of inclusive education: A systematic review of studies of inclusive education interventions in low-and lower-middle-income countries. International Journal of Disability, Development and Education, v. 71, n. 3, p. 299-316, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1034912X.2022.2095359. Acesso em: 26 apr. 2024.
NORMAMATOVNA, H. N. Improving the social-psychological mechanisms of the inclusive education process in general education schools. Journal of Universal Science Research, v. 1, n. 8, p. 57-61, 2023. Disponível em: https://zenodo.org/records/8219420. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). (1989). Convenção sobre os direitos da criança. Ratificada pela resolução da VRU (nº 789-XII de 27.09.1991). https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/995_021#Text. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). (2020). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Inclusão e educação: todos significam todos. Paris: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373718/PDF/373718eng.pdf.multi.page=333. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). (2021). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2021. Europa Central e Oriental, Cáucaso e Ásia Central: inclusão e educação: todos significam todos: mensagens e recomendações principais. Paris: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375490/PDF/375490eng.pdf.multi. Acesso em: 26 apr. 2024.
POLITOVA, O.; PUTOVOICHENKO, D.; HRECHANYK, N.; YAROSHCHUK, K.; NENKO, S. ICT-oriented training of future HEI teachers: a forecast of educational trends 2022-2024. IJCSNS International Journal of Computer Science and Network Security, v. 22, n. 4, p. 387-393, abr. 2022. https://www.webofscience.com/wos/woscc/full-record/WOS:000784376400014. Acesso em: 26 apr. 2024.
RESVANI, E.; ELEFTHERAKIS, T.; KALERANTE, E.; KASPIRI, A. Integration, social inclusion, inclusive education: Parallel support teachers’ viewpoints. International Journal of Education Humanities and Social Science, v. 3, n. 6, p. 89–124, 2020. Disponível em: https://ijehss.com/uploads2020/EHS_3_201.pdf. Acesso em: 26 apr. 2024.
SHOSTAK, O.; NIKOLENKO, I.; SEREDA, I.; PUSHKAROVA, T.; POTAPIUK, L. Formation of an inclusive approach in the education of children with special educational needs (ukrainian experience). Conhecimento & Diversidade, v. 15, n. 38, p. 280-305, jul./set. 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/11057. Acesso em: 26 apr. 2024.
YUKHYMENKO, V.; BORYSOVA, S.; BAZYL, O.; HUBAL, H.; BARKAR, U. Station rotation model of blended learning in higher education: achieving a balance between online and in-person instruction. Conhecimento & Diversidade, v. 16, n. 41, p. 182-202, 2024. Acesso em: 26 apr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iryna Hudym, Oryngul Abilova, Liliia Potapiuk, Liudmyla Nikolenko, Anastasiia Poliakova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.