ESTRATÉGIAS E MELHORES PRÁTICAS PARA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE RESPONDA ÀS DIVERSAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11682Palavras-chave:
inclusive education, inclusion, person with special needs, educational process, universal design for learning, educational equity, diversity in education, socialisationResumo
O artigo trata de um aspecto importante da implementação de estratégias de educação inclusiva. O objetivo do artigo é realçar a questão da implementação da educação inclusiva no ambiente educativo moderno. Os autores revelam os principais aspectos e benefícios da educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais. Um dos tópicos-chave do artigo é a consideração de estratégias
destinadas a repensar a atitude da sociedade e do Estado em relação a este problema. Atualmente, a
sociedade reconhece a igualdade de direitos das pessoas com necessidades especiais e proporcionalhes oportunidades iguais em todas as áreas da vida, incluindo a educação. Os autores analisam a essência da educação inclusiva, que é a criação de condições para a educação e formação de crianças com necessidades especiais em grupos conjuntos. Um aspecto importante da educação inclusiva é uma abordagem individual de cada criança, independentemente das suas características fisiológicas, mentais, sociais ou outras. A educação inclusiva cria uma oportunidade para uma criança se tornar um membro igual da sociedade e reduz os riscos de isolamento e segregação. A investigação futura
deve ter por objectivo encontrar estratégias óptimas para a implementação da educação inclusiva, a fim de responder à tensão entre as necessidades de integração das pessoas com deficiência e a procura de uma educação de qualidade por parte da sociedade.
Referências
ABDULATIF, R. X. S. A. Z.; QIZI, R. D. D. Q.; QIZI, R. Z. U. M. Principles of inclusive education. Confrencea, v. 5, n. 05, p. 278-282, 2023.
ALMALKY, H. A.; ALWAHBI, A. A. Teachers’ perceptions of their experience with inclusive education practices in Saudi Arabia. Research in Developmental Disabilities, v. 140, p. 104584, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2023.104584.
BYRKO, N.; TOLCHIEVA, H.; BABIAK, O.; ZAMSHA, A.; FEDORENKO, O.; ADAMIUK, N. Training of teachers for the implementation of universal design in educational activities. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, v. 12, n. Special Issue 12/02-XXVIII, p. 117-125, 2022.
DIACHENKO, I.; KALISHCHUK, S.; ZHYLIN, M.; KYYKO, A.; VOLKOVA, Y. Color Education: A Study on Methods of Influence on Memory. Heliyon, v. 8, e11607, 2022. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e11607.
DZHYM, V.; SAIENKO, V.; POZDNIAKOVA, O.; ZHADLENKO, I.; KONDRATENKO, V. Intensification of sport activities in the process of training higher education seekers of various specialities. Revista Eduweb, v. 17, n. 2, p. 43-53, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46502/issn.1856-7576/2023.17.02.4. Acesso em: 26 apr. 2024.
GRAHAM, L. J. Inclusive education in the 21st century. In: Inclusive education for the 21st century. Routledge, 2020. p. 3-26. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781003116073-2/inclusive-education-21st-century-linda-graham. Acesso em: 26 apr. 2024.
HURZHYI, N.; POPLIUIKO, Y.; VASYLYUK-ZAITSEVA, S.; KOBETS, D. Harnessing Neuromarketing Techniques to Enhance Brand Engagement. Futurity of Social Sciences, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 4–37, 2023. DOI: 10.57125/FS.2023.12.20.01. Disponível em: https://futurity-social.com/index.php/journal/article/view/16. Acesso em: 26 apr. 2024.
IASTREMSKA, O.; TRYFONOVA, O.; MANTALIUK, O.; BARANETS, H. The impact of strategic decisions on the future development of organisations and economic dynamics. Futurity Economics & Law, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 117–134, 2023. DOI: 10.57125/FEL.2023.12.25.08. Disponível em: https://www.futurity-econlaw.com/index.php/FEL/article/view/172. Acesso em: 26 apr. 2024.
IMMORDINO-YANG, M. H.; DARLING-HAMMOND, L.; KRONE, C. R. Nurturing nature: How brain development is inherently social and emotional, and what this means for education. Educational Psychologist, v. 54, n. 3, p. 185–204, 2019. https://doi.org/10.1080/00461520.2019.1633924. Acesso em: 26 apr. 2024.
LAZAREVA, A.; MYROSHNYCHENKO, V.; SANAKUIEV, M.; GONTARENKO, L. Philosophical discourse of information ethics of the future. Futurity Philosophy, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 14–29, 2023. DOI: 10.57125/FP.2023.03.30.02. Disponível em: https://futurity-philosophy.com/index.php/FPH/article/view/24. Acesso em: 26 apr. 2024
LINDNER, K. T.; SCHWAB, S.; EMARA, M.; AVRAMIDIS, E. Do teachers favor the inclusion of all students? A systematic review of primary schoolteachers’ attitudes towards inclusive education. European Journal of Special Needs Education, v. 38, n. 6, p. 766-787, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2023.2172894. Acesso em: 26 apr. 2024.
LYSETSKYI, B.; KOBYLETSKYI, O.; SHCHYBOVYK, D.; ZUBOVA, M.; LITVIN, O. Neuroplasticity in the pathogenesis and treatment of chronic pain syndrome: new research and therapeutic perspectives. Futurity Medicine, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 45–58, 2024. DOI: 10.57125/FEM.2024.03.30.05. Disponível em: https://futurity-medicine.com/index.php/fm/article/view/69. Acesso em: 26 apr. 2024.
MARIE, T.; BAILEY, S. Creating an inclusive community in your school through Barrier-Free Theatre. Arts Education Policy Review, v. 124, n. 4, p. 251-258, 2023. https://doi.org/10.1080/10632913.2022.2070888 Acesso em: 26 apr. 2024.
MENDOZA, M.; HEYMANN, J. Implementation of inclusive education: A systematic review of studies of inclusive education interventions in low-and lower-middle-income countries. International Journal of Disability, Development and Education, v. 71, n. 3, p. 299-316, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1034912X.2022.2095359. Acesso em: 26 apr. 2024.
NORMAMATOVNA, H. N. Improving the social-psychological mechanisms of the inclusive education process in general education schools. Journal of Universal Science Research, v. 1, n. 8, p. 57-61, 2023. Disponível em: https://zenodo.org/records/8219420. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). (1989). Convenção sobre os direitos da criança. Ratificada pela resolução da VRU (nº 789-XII de 27.09.1991). https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/995_021#Text. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). (2020). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Inclusão e educação: todos significam todos. Paris: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373718/PDF/373718eng.pdf.multi.page=333. Acesso em: 26 apr. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). (2021). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2021. Europa Central e Oriental, Cáucaso e Ásia Central: inclusão e educação: todos significam todos: mensagens e recomendações principais. Paris: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375490/PDF/375490eng.pdf.multi. Acesso em: 26 apr. 2024.
POLITOVA, O.; PUTOVOICHENKO, D.; HRECHANYK, N.; YAROSHCHUK, K.; NENKO, S. ICT-oriented training of future HEI teachers: a forecast of educational trends 2022-2024. IJCSNS International Journal of Computer Science and Network Security, v. 22, n. 4, p. 387-393, abr. 2022. https://www.webofscience.com/wos/woscc/full-record/WOS:000784376400014. Acesso em: 26 apr. 2024.
RESVANI, E.; ELEFTHERAKIS, T.; KALERANTE, E.; KASPIRI, A. Integration, social inclusion, inclusive education: Parallel support teachers’ viewpoints. International Journal of Education Humanities and Social Science, v. 3, n. 6, p. 89–124, 2020. Disponível em: https://ijehss.com/uploads2020/EHS_3_201.pdf. Acesso em: 26 apr. 2024.
SHOSTAK, O.; NIKOLENKO, I.; SEREDA, I.; PUSHKAROVA, T.; POTAPIUK, L. Formation of an inclusive approach in the education of children with special educational needs (ukrainian experience). Conhecimento & Diversidade, v. 15, n. 38, p. 280-305, jul./set. 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/11057. Acesso em: 26 apr. 2024.
YUKHYMENKO, V.; BORYSOVA, S.; BAZYL, O.; HUBAL, H.; BARKAR, U. Station rotation model of blended learning in higher education: achieving a balance between online and in-person instruction. Conhecimento & Diversidade, v. 16, n. 41, p. 182-202, 2024. Acesso em: 26 apr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iryna Hudym, Oryngul Abilova, Liliia Potapiuk, Liudmyla Nikolenko, Anastasiia Poliakova
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.