ESTRATÉGIAS E MELHORES PRÁTICAS PARA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE RESPONDA ÀS DIVERSAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Iryna Hudym Institute of Problems on Education of the National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Laboratory of Social Pedagogics and Social Work Ukraine https://orcid.org/0000-0002-6459-806X
  • Oryngul Abilova Department of Preschool and Primary Education, Faculty of Innovation Education, Kh. Dosmukhamedov Atyrau University Republic of Kazakhstan https://orcid.org/0000-0002-2625-1153
  • Liliia Potapiuk Department of Social and Humanitarian Technologies, Faculty of Digital, Educational and Social Technologies, Lutsk National Technical University Ukraine https://orcid.org/0000-0003-0830-8758
  • Liudmyla Nikolenko Department of Pedagogy and Special Education, Faculty of Psychology and Special Education, Oles Honchar Dnipro National University Ukraine https://orcid.org/0000-0001-8708-3117
  • Anastasiia Poliakova Department of Theory and Methods of Teaching Natural Sciences, Faculty of Natural and Physical and Mathematical Education, Oleksandr Dovzhenko Hlukhiv National Pedagogical University Ukraine https://orcid.org/0000-0003-0098-4313

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11682

Palavras-chave:

inclusive education, inclusion, person with special needs, educational process, universal design for learning, educational equity, diversity in education, socialisation

Resumo

O artigo trata de um aspecto importante da implementação de estratégias de educação inclusiva. O objetivo do artigo é realçar a questão da implementação da educação inclusiva no ambiente educativo moderno. Os autores revelam os principais aspectos e benefícios da educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais. Um dos tópicos-chave do artigo é a consideração de estratégias
destinadas a repensar a atitude da sociedade e do Estado em relação a este problema. Atualmente, a
sociedade reconhece a igualdade de direitos das pessoas com necessidades especiais e proporcionalhes oportunidades iguais em todas as áreas da vida, incluindo a educação. Os autores analisam a essência da educação inclusiva, que é a criação de condições para a educação e formação de crianças com necessidades especiais em grupos conjuntos. Um aspecto importante da educação inclusiva é uma abordagem individual de cada criança, independentemente das suas características fisiológicas, mentais, sociais ou outras. A educação inclusiva cria uma oportunidade para uma criança se tornar um membro igual da sociedade e reduz os riscos de isolamento e segregação. A investigação futura
deve ter por objectivo encontrar estratégias óptimas para a implementação da educação inclusiva, a fim de responder à tensão entre as necessidades de integração das pessoas com deficiência e a procura de uma educação de qualidade por parte da sociedade.

Biografia do Autor

Liudmyla Nikolenko, Department of Pedagogy and Special Education, Faculty of Psychology and Special Education, Oles Honchar Dnipro National University Ukraine

Department of Pedagogy and Special Education, Faculty of Psychology and Special Education, Oles Honchar Dnipro National University Ukraine

Anastasiia Poliakova, Department of Theory and Methods of Teaching Natural Sciences, Faculty of Natural and Physical and Mathematical Education, Oleksandr Dovzhenko Hlukhiv National Pedagogical University Ukraine

Department of Theory and Methods of Teaching Natural Sciences, Faculty of Natural and Physical and Mathematical Education, Oleksandr Dovzhenko Hlukhiv National Pedagogical University Ukraine

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2024-05-24

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