A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VISA MODERNIZAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

UN PASSAGE VERS UNE REVOLUTION NUMERIQUE AU SERVICE DE TOUS LES USAGERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11131

Palavras-chave:

Transformação digital, Serviços públicos online, Governo eletrônico, Boa governança, Dados abertos do governo

Resumo

A transformação digital da administração pública visa modernizar os serviços públicos através da integração de tecnologias digitais. Isso inclui a administração digital, que utiliza ferramentas e plataformas digitais para facilitar a interação entre os cidadãos e a administração. O objetivo é simplificar os procedimentos administrativos, acelerar os prazos de processamento e reduzir as cargas administrativas. A maturidade dos serviços online representa o nível de desenvolvimento e adoção de serviços digitais pela administração, incluindo recursos avançados como serviços personalizados e transações online seguras. Este artigo tem como objetivo determinar a eficácia e adequação dos serviços digitais da administração pública marroquina às expectativas dos cidadãos. A adoção de tecnologias digitais na governança visa criar uma abordagem mais centrada no cidadão, oferecendo serviços eficientes e responsivos. A integração de ferramentas digitais também deu origem a iniciativas de governo eletrônico, promovendo boas práticas de governança e garantindo transparência nos processos administrativos. A administração pública marroquina fez progressos significativos na implementação de soluções digitais para melhorar a prestação de serviços públicos. Os serviços públicos online ganharam importância, proporcionando aos cidadãos benefícios em termos de conveniência e economia de tempo. A personalização é um dos aspectos marcantes da era da administração digital. Adaptar os serviços públicos às necessidades únicas dos cidadãos promove a inclusão e responsividade. A transformação digital deu às administrações públicas marroquinas as ferramentas necessárias para oferecer serviços personalizados, melhorando assim a experiência geral dos cidadãos. A adoção de tecnologias digitais promove o envolvimento dos cidadãos, incentiva boas práticas de governança e promove a transparência. Para aproveitar plenamente o potencial das tecnologias digitais, são necessários esforços contínuos para enfrentar os desafios e garantir que nenhum cidadão seja deixado para trás nesta era de progresso digital.

Biografia do Autor

Fadwa Chatit, Abdelmalek Essaadi University

Abdelmalek Essaâdi University: Tétouan, Tanger, tetouane al hoceima, MA

Referências

Akhannich, & al-2022: « Essai d’évaluation de la satisfaction des usagers des e-services de l’administration fiscale marocaine pendant la pandémie de Covid-19 », International Journal of Accounting, Finance, Auditing, Management and Economics.

Berger Roland -2017: « la transformation digitale dans le secteur public: Faire converger l’intérêt des citoyens et des agents ».

Dada D- 2006: «The failure of e-government in developing countries; literature Review the Electronic journal of ISDC, 26, pp.1-10».

El Attar A, & Mazouz Y-2020: « De l’E-gouvernement au gouvernement agile - Expérience du Maroc ».

Escande, Vilbois & al- 2016: « la transition numérique de l’administration territoriale de l’Etat ».

Evaluation des services en ligne, la cour des comptes (2019-2020).

Freeman, C & F Louca – 2001: «As time goes by, from the industrial revolution to the information revolution».

https://data.gov.ma/fr/propos. Agence de Développement du Digital, (2023). https:// e-services operationnels/e-gov Maroc/

Jedrzej G- 2019: « The belt and road initiative, advanced introduction to platform Economic ».

José Allouche & Romain Zerbib -2020: « la transformation digitale et l’integration des technologies digitales, enjeux et perspectives ».

Jim Highsmith, Cohburn-2008: « What is agile software development? »The journal of defense software engineering, 15(10), 4-9.

La transformation numérique de l’Etat-2022: Dossier « Vie publique » élaboré en juillet 2019 et structuré en deux grandes parties: « E-administration: du PAGSI au programme Action publique 2022 » et « E-administration: quelle politique pour les exclus du numérique.

Laetitia, Roux- 2010: « Valeurs de service public et administration électronique un mélange explosif ».

La loi 55.19 relatives à la simplication des procédures et formalités administratives marocaine.

Les stratégies de la reformes, Ministère de la transition numérique et de la réforme de l’administration, Strategie Maroc Digital 2020, Le Plan Numeric Maroc 2013.

Ollivier, Vacchino-2013: « Vers l’e-gouvernement pour une nouvelle administration numérique ».

Patrick varenne (2023): « la transformation digitale des entreprises, effectuation et Business model digital dynamique (BMD2) ».

Pena, Lopez-2014: « E-Gouvernement Survey 2014, E-gouvernement for the future we want ».

Publicado

2023-11-06