COMUNICAÇÃO DIGITAL E PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO NAS AUTORIDADES LOCAIS MARROQUINAS

UMA ANÁLISE DE DISCURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11152

Palavras-chave:

Comunicação digital, Processo de digitalização, Autoridades locais marroquinas, Análise de discurso

Resumo

Desde o surgimento da pandemia de Covid, o processo de digitalização e a comunicação digital resultante têm gerado resistência nas autoridades locais marroquinas. Partindo desse cenário, optamos por adotar uma metodologia indutiva baseada na análise de discurso, com o objetivo de fornecer uma avaliação do processo de digitalização e destacar as novas modalidades de comunicação a ele relacionadas, a fim de formular hipóteses nesse sentido. Os resultados de nossa pesquisa destacam quatro observações principais: a comunicação digital é adotada por autoridades locais que buscam atender principalmente a pressões externas; as práticas de preparação para o processo de digitalização iniciadas por essas autoridades não as preparam para uma implementação efetiva da abordagem; uma possível ligação entre a resistência passiva ao processo nas autoridades locais marroquinas e o baixo envolvimento na formalização dos procedimentos de digitalização; e, finalmente, os impactos da digitalização na autoridade são de curto prazo e principalmente estruturais.

Biografia do Autor

Amina Ech-Chbani , Université IBN ZOHR

Laboratoire d’Etudes et Recherches en Economie et Management Appliqués LEREMA

Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et Sociales d’Agadir   

Université IBN ZOHR, Maroc

Referências

ARIOLI, Q. (2020). « Enjeux et acteurs de la transformation digitale : comment réussir sa digitalisation ? Étude de l’entreprise AXA ». Gestion et management 02991437. Disponible à l’adresse: https://dumas.ccsd.cnrs.fr/dumas-02991437.

BARDIN, L. (2007). L’analyse de contenu (14ème édition). Paris : Presses universitaires de France.

BASTIEN, L. (2017). « Cognitive Computing : Définition, fonctionnement et secteurs d’application ». LeBigData.fr. [en ligne]. 20 juin 2017. Disponible à l’adresse: https://www.lebigdata.fr/cognitive-computing-definition.

BASTIEN, L. (2018). « Predix : tout savoir sur la plateforme cloud de l’IOT industriel », Le Big Data.fr. [en ligne]. 2 juillet 2018. Disponible à l’adresse: https://www.lebigdata.fr/predix-tout-savoir.

BRANGIER, E., HAMMES-ADELE, S., BASTIEN, J.M. (2010). « Analyse critique des approches de l’acceptation des technologies : de l’utilisabilité à la symbiose humain-technologie-organisation », European Review of Applied Psychology, Volume 60, N°2, (pp. 129-146). DOI:10.1016/J.ERAP.2009.11.002.

BRENNEN, J. S., KREISS, D. (2016). « Digitalization ». In The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy. John Wiley & Sons, Ltd. pp. 1‑11. ISBN 978-1-118-76680-4.

BREY, P. A. E. (2017). Ethics of emerging technologies. In Sven Ove Hansson (Ed.), The Ethics of Technology: Methods and Approaches (pp. 175-192). Rowman & Littlefield Intenational. Disponible à l’adresse: http://ethicsandtechnology.eu/wp-content/uploads/downloadable-content/Brey-2017-Ethics-Emerging-Tech.pdf.

BURMAOGLU, S., PORTER, A.L., & SARTANAER, O. (2019). « Conceptual definition of technology emergence: A long journey from philosophy of science to science policy », Technology and Society 59. Disponible à l’adresse: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2019.04.002.

DEMIRKAN, H., SPOHRER, J.C., et WELSER, J.J. (2016). « Digital innovation and strategic transformation ». It Professional 18(6). Vol. 18, n°. 6, pp. 14‑18. Disponible à l’adresse: http://dx.doi.org/10.1109/MITP.2016.115.

PERKEL, J.M. (2017). « The internet of things comes to the lab », Nature News 542. Disponible à l’adresse: https://doi.org/10.1038/542125a.

Publicado

2023-11-06