TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM INVERSA NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Olha Papach Department of Mathematics and Methods of its Teaching, Faculty of elementary education, State Institution “South Ukrainian National Pedagogical University named after K. D. Ushynsky”, Odesa, Ukraine https://orcid.org/0000-0002-8960-5457
  • Valentina Motorina Department of Mathematics and Methods of its Teaching, State Institution “South Ukrainian National Pedagogical University named after K. D. Ushynsky”, Odesa, Ukraine https://orcid.org/0009-0003-6736-858X
  • Yuliia Zubtsova Department of Pre-school and Primary School, Faculty of Social Pedagogy and Psychology, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine https://orcid.org/0000-0003-2366-796X
  • Tetiana Ракhomova Department of English Philology and Lingvodidactis, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine https://orcid.org/0000-0002-1427-1536

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11218

Palavras-chave:

Uma forma de trabalho com alunos, Aprendizagem invertida, Futuro professor de matemática, Conferencista, Estudante

Resumo

O artigo examina as tecnologias de aprendizagem invertida nas atividades profissionais de docentes de instituições de ensino superior (IES). A relevância do tema de investigação decorre do facto de o desenvolvimento profissional dos docentes das IES dever ser sistemático e abrangente. Assim, atualmente é dada considerável atenção às novas tecnologias de ensino que podem mudar as abordagens à organização do ambiente de aprendizagem. Ao mesmo tempo, é preciso estar atento às tecnologias que são fáceis de implementar e permitem que os alunos sejam mais ativos. Conseqüentemente, é aconselhável focar em tecnologias de aprendizagem invertidas. O estudo tem como objetivo investigar tecnologias de aprendizagem invertida nas atividades profissionais de docentes de IES a partir do exemplo da formação de futuros professores de matemática. A pesquisa está focada no ambiente de aprendizagem das instituições de ensino superior. Métodos de pesquisa. O estudo empregou métodos de pesquisa como descrição, análise e síntese, comparação, generalização e previsão. O artigo examina as tecnologias da educação invertida nas atividades profissionais dos docentes das IES. Os autores determinaram a relevância de novas abordagens para a organização da formação. Eles revelaram a essência do conceito de “aprendizagem invertida” e seus principais aspectos. O artigo também descreve a implementação da abordagem de aprendizagem invertida e a mudança do papel do professor. Os autores descrevem as diferenças entre a aprendizagem tradicional e a invertida. Em particular, comparam a utilização das tecnologias de informação e comunicação, o papel do aluno durante as aulas, o processo educativo, os métodos de ensino, bem como a cobertura de questões práticas e teóricas. Permitiu aos autores revelar as principais vantagens da aprendizagem invertida. O artigo descreve as vantagens da aprendizagem invertida no ensino superior, incluindo a ativação dos alunos, o interesse dos alunos pela disciplina, o aprofundamento da cooperação entre professores e alunos, o uso de tecnologias de informação e comunicação e uma abordagem individual para cada aluno. Os autores também analisaram a experiência prática de A. Kushniruk. Além disso, o artigo considera as tecnologias da educação invertida na formação de futuros professores de matemática. Essas tecnologias incluem videoaulas para estudo em casa, pesquisas, discussões e projetos de alunos. Além disso, os autores determinaram as condições para implementar a aprendizagem invertida no processo educacional.

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Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos