O PAPEL DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE CRIATIVA DO FUTURO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11254Palavras-chave:
Arte, Individualidade criativa, Criatividade, Instituição de ensino superior, Alunos, Especialidade, Estudante, ProfessorResumo
O artigo é dedicado à consideração da arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa do futuro professor. A relevância do tópico se deve ao fato de que, ao estudar na direção pedagógica, o aluno deve adquirir conhecimento abrangente, mas não apenas conhecimento de perfil, pois a introdução da arte no processo educacional permitirá resolver questões complexas da formação da personalidade do futuro professor. Ao mesmo tempo, tendo habilidades criativas, o professor poderá usá-las de forma eficaz em seu trabalho e disseminar o interesse pela arte e pela criatividade entre seus alunos. O objetivo da pesquisa é caracterizar a arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa do futuro professor. O objeto de pesquisa é o sistema pedagógico da Ucrânia. Métodos de pesquisa como descrição, análise e síntese, comparação, generalização e modelagem foram usados no trabalho científico. O artigo examina as peculiaridades da arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa do futuro professor. O lugar da arte no aspecto do desenvolvimento da individualidade criativa é definido. Os obstáculos no caminho para a introdução da arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa do futuro professor são caracterizados. Foram identificados os aspectos positivos da introdução da arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa. Tais princípios da introdução da arte no treinamento do futuro professor, que contribuem para o desenvolvimento da individualidade criativa, como a introdução de um complexo de educação, ciência e arte, foram revelados; uma combinação de abordagens culturais, criativas e sistêmicas; individualização da personalidade criativa; identificação sociocultural; afiliação etnocultural. Foi desenvolvido um modelo de introdução da arte no sistema de desenvolvimento da individualidade criativa do futuro professor. Foi determinado o lugar da arte no desenvolvimento da personalidade criativa do futuro professor.
Referências
Boryn, G. (2022). Culturological approach to professional training of future educators of secondary schools of Ukraine. Mountain school of Ukrainian Carpaty, 26, 62-65.
Bovnegra, L. (2020). Modern technologies and design art. Katowice: Publishing House of Katowice School of Technology. 299 p.
Burchak, S. (2022). Development of creativity of future teachers in the process of distance learning: realities and prospects. Development of pedagogical skills of the future teacher in the conditions of educational transformations, 1, 59-62.
Cook, J. (2019). Sustainability, Human Well-Being, and the Future of Education. Helsinki: Sitra. 435 p.
Fawadi, A. (2017). The role of Creativity and Talent in art education of School Students. IASJ, 6, 23-34.
Gjedde, L. (2018). State of the Art and future trends on learning. Aalborg: Aalborg University. 38 p.
Harna, S. (2021). The router of actions of the teacher of the New Ukrainian School: instruction guide. Kramatorsk: Information and publishing department. 40 p.
Masol, L. (2020). Educational and methodological manual "New Ukrainian school: teaching methodology of the integrated course "Art". Kyiv: Genesis. 161 p.
Mikhalchenko, М. (2021). Creative self-realization of a future teacher-artist in the process of professional training at the university. SHS, 113, 2-8.
Miraglia, K. (2016). Conceptions of art: a case study of elementary teachers, a principal, and an art teacher. Amhers: University of Massachusetts Amherst. 247 p.
Otych, O. (2009). Art pedagogy in the development of creative individuality of the future professional school teacher. Bulletin of the National Pedagogical University, 1, 40-44.
Palamar, S. (2018). Formation of readiness of future teachers to use augmented reality in the educational process of preschool and primary education. CEUR, 3, 334-350.
Popel, М. (2018). The cloud technologies and augmented reality. CEUR, 22, 232-236.
Punzalan, J. (2018). The Impact of Visual Arts in Students’ Academic Performance. International Journal of Education and Research, 6, 121-130.
Shen, P. (2021). Pedagogical conditions for the formation of artistic and pedagogical education of future music teachers. Pedagogical sciences: theory, history, innovative technologies, 2, 432-442.
Skoryk, T. (2018). Methods of teaching art disciplines in institutions of higher education. Workshop: methodological recommendations for practical classes and independent work: for students of specialty 014 "Secondary education". Chernihiv: NUCHK named after T. G. Shevchenko. 76 p.
Sole, L. (2020). Mind the gap: identifying barriers to students engaging in creative practices in higher education. Emerald Insight, 12, 207-220.
Sotska, G. (2019). Methodological aspects of training future teachers of fine arts. Journal «ScienceRise: Pedagogical Education», 29, 17-21.
Sydorenko, T. (2022). Formation of the pedagogical culture of the future music teacher in the process of studying the disciplines of the pedagogical cycle. Scientific innovations and advanced technologies, 6, 269-281.
Teacher growth. Available at: https://www.passporttosuccess.org/teacher-growth?gclid=Cj0KCQjwrMKmBhCJARIsAHuEAPT2vWKUfwf3oxLz7d4ZxTi5IZmobWGx5Mw8F8vgTtHCJGzfiiS7cWoaAmkyEALw_wcB (access data: 07/08/2023).
Teague, T. (2016). The Value of the Arts in Education. Kalamazoo: Western Michigan University. 35 p.
Tuomi, I. (2018). The Impact of Artificial Intelligence on Learning, Teaching, and Education. Policies for the future. Luxembourg: Publications Office of the European Union. 47 p.
Vasilyeva, O. (2021). Specificity of teaching conductors. Professional Art Education, 2, 45-51.
Wozniak, A. (2022). Promotion of professional development and pedagogical skills of the future teacher in the Ukrainian academic environment. Development of pedagogical skills of the future teacher in the conditions of educational transformations, 1, 44-48.
Zhukova, D. (2022). To the issue of creativity development in the process of training future teachers of professional education. Development of pedagogical skills of the future teacher in the conditions of educational transformations, 1, 101-104.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maiia Moroz, Ruslana Lotsman, Oksana Hudovsek , Inna Pashchenko
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.