UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SENSO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE NO VIETNÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11656

Palavras-chave:

Sense of belonging, factors, educational outputs, influence, higher education

Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar as perceções de pertença dos estudantes no seu primeiro ano de estudo numa universidade no Vietname, explorar fatores significativos que afetam o sentimento de pertença dos estudantes e descobrir como o sentimento de pertença dos estudantes influencia os seus resultados educativos. Uma abordagem de método misto que combinou análises quantitativas e qualitativas foi utilizada nesta pesquisa. Na fase quantitativa, 266 alunos do primeiro ano foram convidados a responder a um questionário composto por três secções. A primeira secção foi uma adaptação da Escala de Sentido Psicológico de Membro Escolar (Goodenow, 1993), enquanto as outras secções envolviam itens sobre factores que afectam o sentimento de pertença dos alunos e as influências da pertença dos alunos nos resultados educativos. Na fase qualitativa, 20 alunos do primeiro ano (10 presenciais e 10 extracampus) participaram das entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que os fatores que afetam o sentimento de pertencimento dos alunos à universidade foram fatores acadêmicos (conforto da sala de aula e apoio do instrutor), fatores sociais (envolvimento extracurricular, conexão com colegas, apoio do corpo docente e clima do campus) e fatores ambientais (instalações do campus). e espaço vital). Os fatores institucionais, por outro lado, não contribuíram para o sentimento de pertencimento dos estudantes. Eventualmente, as descobertas revelaram que o sentimento de pertença dos alunos teve um efeito significativo no seu desempenho académico, motivação e bem-estar positivo. Enquanto isso, a solidão e o estresse foram aliviados.

Biografia do Autor

Wa Thái Như Phương, Tay Do University, Vietnam

MA, Tay Do University, Vietnam

Đặng Thị Bảo Dung, Tay Do University, Vietnam

PhD, Tay Do University, Vietnam

Referências

Bradley, K.D., Cunningham, J., Haines, T., Mueller, C.E., Royal, K.D., Sampson, S.O., Singletary, G., & Weber, J.A. (2010). Constructing and Evaluating Measures: Applications of the Rasch Measurement Model.

Finn, J. (1989). Withdrawing From School. Review of Educational Research, 59(2), 117-142. https://doi.org/10.3102/00346543059002117

Goodenow, C. (1993). The psychological sense of school membership among adolescents: Scale development and educational correlates. Psychology in the Schools, 30(1), 79-90.

Hagborg, W. J. (1998). An investigation of a brief measure of school membership. Adolescence, 33(130), 461–468.

Hoffman, M., Richmond, J., Morrow, J., & Salomone, K. (2003). Investigating “Sense of Belonging” in First-Year College Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 4(3), 227-256. https://doi.org/10.2190/dryc-cxq9-jq8v-ht4v

Juvonen, J. (1996). Self-presentation tactics promoting teacher and peer approval: The function of excuses and other clever explanations. Social Motivation, 43-65. https://doi.org/10.1017/cbo9780511571190.005

Maslow, A. (1962). Some basic propositions of a growth and self-actualization psychology. Toward A Psychology of Being (pp. 177–200). D Van Nostrand. https://doi.org/10.1037/10793-014

Sarason, S. (1st ed.) (1974). The psychological sense of community. Jossey-Bass.

Strayhorn, T. (1st ed.) (2012). College students’ sense of belonging: A key to educational success for all students. NY: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203118924

Tinto, V. (2nd ed.) (1993). Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. University of Chicago Press.

Unger, D., & Wandesman, A. (1985). The importance of neighbors: The social, cognitive, and affective components of neighboring. American Journal of Community Psychology, 13(2), 139-169. https://doi.org/10.1007/bf00905726

Downloads

Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos