UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SENSO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE NO VIETNÃ
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11656Palavras-chave:
Sense of belonging, factors, educational outputs, influence, higher educationResumo
Este estudo teve como objetivo examinar as perceções de pertença dos estudantes no seu primeiro ano de estudo numa universidade no Vietname, explorar fatores significativos que afetam o sentimento de pertença dos estudantes e descobrir como o sentimento de pertença dos estudantes influencia os seus resultados educativos. Uma abordagem de método misto que combinou análises quantitativas e qualitativas foi utilizada nesta pesquisa. Na fase quantitativa, 266 alunos do primeiro ano foram convidados a responder a um questionário composto por três secções. A primeira secção foi uma adaptação da Escala de Sentido Psicológico de Membro Escolar (Goodenow, 1993), enquanto as outras secções envolviam itens sobre factores que afectam o sentimento de pertença dos alunos e as influências da pertença dos alunos nos resultados educativos. Na fase qualitativa, 20 alunos do primeiro ano (10 presenciais e 10 extracampus) participaram das entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que os fatores que afetam o sentimento de pertencimento dos alunos à universidade foram fatores acadêmicos (conforto da sala de aula e apoio do instrutor), fatores sociais (envolvimento extracurricular, conexão com colegas, apoio do corpo docente e clima do campus) e fatores ambientais (instalações do campus). e espaço vital). Os fatores institucionais, por outro lado, não contribuíram para o sentimento de pertencimento dos estudantes. Eventualmente, as descobertas revelaram que o sentimento de pertença dos alunos teve um efeito significativo no seu desempenho académico, motivação e bem-estar positivo. Enquanto isso, a solidão e o estresse foram aliviados.
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